quinta-feira, 24 de abril de 2008

Palavras Mágicas

Uma das primeiras coisas que aprendi quando me mudei para cá foi que os americanos não vivem sem "surveys".

Ao contrário do que, em geral, acontece na Europa, aqui é muito importante ter feedback imediato e constante de tudo, por forma a melhorar ao máximo o serviço prestado ao cliente (aqui o cliente tem MESMO sempre razão).

Por isso, para tudo há um inquérito de satisfação a preencher: qualquer compra (online ou nas lojas) de roupa, livros, acessórios para a casa, aluguer de filmes e tudo o mais que possam imaginar - até uma pela simples ida ao supermercado fazer as compras do mês - dão "direito" ao preenchimento de um inquérito, por norma muito rápido e prático, para que as pessoas não desistam quando vêem o seu conteúdo, e normalmente seguido de qualquer tipo de "recompensa" (estes inquéritos nunca são obrigatórios, naturalmente, por isso há que motivar os clientes).

Por outro lado, os americanos são também completamente viciados em "descontos".

Não há nada que se pretenda comprar para o qual não exista um vale de desconto algures, normalmente em sites na internet, mas muitas vezes até são cupões colocados nas caixas de correio, pelo que os americanos não pagam / compram nada que não tenha sido sujeito a qualquer tipo de desconto algures.

De facto, quando é "dia de compras", ninguém sai de casa sem ter impresso da internet uns quantos cupões de desconto das lojas onde se pretende ir;

Em determinadas lojas, muitas vezes basta fazer um "choradinho" para nos fazerem 10% desconto (normalmente equivalente aos tais cupões acessíveis a todos na net);

Muitos serviços são (teoricamente) cobrados (apenas) a 70% do valor total dos honorários (ainda que, na prática, aqueles 70% correspondam, por vezes, à totalidade do valor, sem que os clientes o saibam);

As lojas têm secções permanentes de produtos em saldo e, para além disso, ainda "oferecem" dias extraordinários de saldos a propósito de tudo (Dia dos Presidentes, Thanksgiving Day, Memorial Day...).

É uma mentalidade económico-financeira diferente...

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