sexta-feira, 11 de abril de 2008

Cash Back

À semelhança do que acontece nalgus países europeus, de que Espanha é um bom exemplo, os bancos americanos cobram, em geral, fees de cada vez que se levanta dinheiro fora da “nossa” rede multibanco.

Demorou até que eu me habituasse ao esquema (quantas e quantas vezes tive o impulso de ir levantar dinheiro na 1ª caixa multibanco que me aparecia pelo caminho e, só depois, me lembrava que aquele não era o meu banco) e até que me organizasse de outra forma, nomeadamente a levantar uma espécie de semanada, em vez de levantar dinheiro a torto e a direito, como antes acontecia, quando não havia preocupações deste tipo.

Para além disso, é engraçado ver como algumas coisas são diferentes por aqui, no que respeita à utilização dos cartões / pagamentos / levantamento de dinheiro.

Por exemplo, na maior parte das lojas, o “multibanco portátil” (que todos nós "no IVA" bem conhecemos e "tratamos pelo nome próprio" ... ossos do ofício!) é apenas manuseado pelo cliente, que passa o cartão na ranhura, digita o seu PIN e aceita a transferência, sem que o empregado da loja tenha de ter qualquer contacto com o cartão. Quantas e quantas vezes entreguei, por instinto, o meu cartão ao empregado, para realizar o pagamento, e depois de normalmente perguntarem se é crédito - situação em que são eles, efectivamente, a “tratar” do pagamento – lá me devolvem o cartão para eu iniciar o pagamento...

Mas a maior diferença reside no facto de qualquer pagamento multibanco, em qualquer loja, dar a oportunidade de pedir “cash back”, o que não deixa de ser um procedimento muito útil para evitar os tais fees.

De facto, em vez de ir levantar dinheiro a um multibanco, pode-se “pedir” à loja que nos cobre directamente no nosso cartão o montante da compra que estamos a fazer acrescido do montante que pretendemos “levantar”, e esse “levantamento” é-nos dado em dinheiro, sem quaisquer fees.

Claro que demorou algum tempo até que eu percebesse como tudo isto funcionava, porque a 1ª vez que perguntei numa loja o que era isso do "cash back" e a empregada, depois de me ter deitado aquele olhar de total surpresa pela minha ignorância (vindo do povo que vem, não deixa de ser irónico!), lá me ter respondido, laconicamente, que era "quando a loja me dava dinheiro", eu achei logo que aquilo não podia ser assim tão simples e, claramente, "trazia água no bico" - toda a gente sabe que ninguém DÁ nada a ninguém, e aqui isso não é excepção...

Sem comentários: