quinta-feira, 10 de abril de 2008

Mormons e outros que tais

O Texas tem vivido dias de intenso drama, na sequência do desmembramento de uma comunidade de Mormons.

Tudo começou quando uma jovem de 16 anos, de seu nome Sarah, fez um telefonema (na altura, anónimo) para as autoridades locais a denunciar casos de poligamia e abuxos sexuais de jovens adolescentes e crianças numa quinta situada em San Fernando, onde ela própria residia, o que levou a que a polícia decidisse invadir o local, prender os cabecilhas e pôr mais de 400 crianças sob a guarda directa do Estado, bem como as respectivas mães, retirando-as do seu habitat natural e colocando-as em abrigos e lares.

E, de facto, as histórias horripilantes que se têm vindo a descobrir sobre esta comunidade fechada sobre si mesma e completamente isolada do resto do mundo, são de arrepiar qualquer um.

Paralelamente, dada a imensa publicidade que o caso tem tido nos media, várias pessoas têm vindo à tv ora fazer a apologia da poligamia ora exigir a sua condenação, e, por isso, algumas mulheres - principalmente fugidas de comunidades do género, onde foram criadas em poligamia, mas também algumas que escolheram viver nesse regime - têm sido entrevistadas e têm contado as suas histórias de vida. E, de facto, é outro mundo... um mundo que, no mínimo, nos faz arrepiar da cabeça aos pés quando confrontados com histórias dramáticas como esta.

1 comentário:

Victor W. P. Bastos disse...

seria interessante vc citar tambem que essa comunidade não tem nada a ver com a igreja de jesus cristo dos santos dos ultimos dias(que tb são conhecidos como mormons), ok? abraços...