quarta-feira, 5 de março de 2008

Texas

O Estado do Texas proporcionou o momento da noite.

A CNN não arriscava qualquer previsão. A contagem dos votos processava-se de forma lenta (acabei por me ir deitar umas horas após o fecho das urnas sem que houvesse, sequer, previsão de quem seria o vencedor do lado dos democratas).

Obama começou por ter uma ligeira vantagem, que foi diminuindo à medida que o tempo passava e os resultados oficiais eram conhecidos. Houve uma altura da noite em que a diferença de votos entre os 2 candidatos era de menos de 1000 votos (num universo de cerca de 711.000 votos já contados e registados para cada um deles).

No meio disto tudo, como se as eleições americanas não fossem, já de si, praticamente impossíveis de perceber na sua totalidade, ainda assistimos ontem à realização simultânea, no Texas, de caucus (a decidir 1/3 dos delegados) e primárias (os restantes 2/3)...

Como é que será que isto se processa na prática, perguntam vocês...? Parece que quem vota durante o dia nas primárias pode (se assim o desejar) voltar ao fim do dia e votar também para o caucus (recebe um comprovativo do seu voto, que o habilita a votar no caucus), mas votar só no caucus não é possível. Vá-se lá perceber este sistema...

E, curiosamente, ou talvez não, os resultados de ambos foram diferentes: Obama ganhou o caucus (e mantém-se à frente no número de delegados) e a Hil ganhou as primárias.

Sem comentários: