quarta-feira, 5 de março de 2008

A nomeação republicana

Sem surpresas (nesta fase da campanha), mas ainda difícil de acreditar se pensarmos nas previsões existentes há uns meses, o senador do Arizona John McCain (autor de 2 das minhas frases preferidas nesta campanha – “Ficaremos no Iraque 100 anos, se necessário for” e “Não tenho grandes conhecimentos de Economia”) atingiu os delegados necessários para a nomeação e, consequentemente, vai ser o candidato republicano às eleições de Novembro.

Para trás fica um Huckabee hulmide e modesto, na hora de despedida como durante os meses que se antecederam, que, no entanto, sempre se recusou a desistir da corrida, apesar da matemática nunca ter funcionado a seu favor e dos seus recursos terem sido sempre ridícula e praticamente inexistentes (no seu discurso de ontem, ele referiu que o seu staff era composto por cerca de 30 pessoas, se não me engano... pior do que isto é difícil de acreditar!).

Antes de abandonar a corrida, Huckabee proporcionou um dos momentos altos da campanha até ao momento, quando foi confrontado, em directo na tv, a semana passada, com a impossibilidade matemática de conseguir atingir os 1.191 delegados necessários para a nomeação republicana - aparentemente, uma surpresa (só) para ele, o que provocou o 1º momento de risota – e, para piorar as coisas, referiu que, ainda que assim fosse, era preciso não esquecer o papel dos super delegados... tendo sido prontamente informado pelo jornalista que estes só existem do lado dos democratas! Um vídeo a procurar no YouTube para os amantes destes assuntos!

A outra polémica da semana foi a controvérsia gerada à volta dos anúncios sobre “o telefone a tocar na Casa Branca às 3h da manhã”: primeiro um anúncio televisivo lançado pela campanha da Hil a reforçar o facto de ela ser a pessoa mais indicada para responder a uma situação de crise, dada a sua experiência comprovada (daí a sua famosa frase de estar pronta para começar “on day 1”) e, por outro lado, uma rápida e excelente resposta da campanha do Obama, que pegou no mesmo anúncio e o modificou a seu favor (com aquele “velho” argumento de ser o único candidato que nunca votou a favor da guerra do Iraque, quando parece que nem senador era nessa altura e, por isso, nem voto tinha na matéria...). Mais 2 vídeos altamente aconselhados! (se calhar eu devia aprender a pôr esse tipo de vídeos no meu blog... sempre era mais fácil...)

2 comentários:

MP disse...

pois, se calhar devias.
o do huckabee n encontrei...

kel disse...

E os anúncios, que tal?