segunda-feira, 31 de março de 2008

IMPROV SHOW

Este fds fui assistir, pela primeira vez, a um "Improv Show", que é uma forma de stand-up comedy ao sabor do improviso (daí o seu nome).

De facto, antes do show começar, o grupo de "comediantes" pede ao público que sugira uma palavra (qualquer uma) e o início do show desenrola-se de seguida, "criado" no momento, motivado pelo mote dado pela audiência.

Ao contrário da stand-up comedy "normal", estes espectáculos costumam pautar-se pela existência de vários comediantes em palco ao mesmo tempo, que vão interagindo uns com os outros à medida que conseguem arranjar uma deixa que "encaixe" no que os outros estão a fazer ou afastando-se para o lado quando a acção se está a desenrolar em torno de outros e o "momento" está a "pegar" junto do público.

O conceito é original mas exigente, e tanto pode dar origem a situações e momentos verdadeiramente criativos e divertidos, como pode originar diálogos sem nexo e algum silêncio comprometedor (altura em que outro elemento do grupo "invade" novamente o palco e inicia nova sequência de "improviso").

O "Improv" é um fenómeno bastante grande na região de Chicago, e parece que foi, inclusive, de alguns destes clubes da cidade que saíram alguns dos nomes do "momento" em termos de shows televisivos de "comédia/improvisação", à boa maneira de um Jay Leno ou de Jon Stewart, pelo que não faltam candidatos a ser "o próximo talento".

PS - Curioso, curioso é que se pode ter aulas de "improvisação"... Alguns dos artistas em palco têm anos e anos de aulas destas!

Sem comentários: