quarta-feira, 12 de março de 2008

Alcatraz

Uma das maiores atracções de San Fran situa-se, precisamente, numa pequena ilha pouco distante da cidade, conhecida pela ilha de Alcatraz, nome que advém da quantidade de gaivotas existentes na ilha.

Alcatraz, também conhecida por "The Rock", foi uma conhecidíssima prisão de alta segurança até ao seu encerramento, em 1963,"albergando" no seu seio prisioneiros tão famosos como Al Capone (preso por evasão fiscal...). Posteriormente, foi palco de inúmeros filmes e livros, transformada em museu e visitada anualmente por milhares de turistas.

A posição privilegiada da ilha face à cidade relembrava os prisioneiros, todo e cada dia, o mundo lá fora que lhes estava vedado.



Apesar da pouca distância, correntes fortes e geladas, ventos constantes e a existência de tubarões asseguravam que qualquer tentativa de fuga fosse impossível.

Até hoje, a travessia a nado entre a ilha e a cidade só foi, aparentemente, bem sucedida quando efectuada por pessoas especialmente treinadas (atletas e rangers), pelo que nunca se duvidou da impossibilidade de fuga a nado. Alcatraz era, aliás, a única prisão com banhos de água quente, medida tomada para desencorajar qualquer plano de fuga que envolvesse nadar nas águas do Pacífico.



Reza, por isso, a história que não há registo de qualquer fuga bem sucedida daquela prisão, ainda que alguns (muitos poucos) prisioneiros tenham conseguido evadir-se do edifício com a ajuda de umas colheres (com as quais escavaram túneis) e o seu paradeiro permaneça incerto até hoje (a última vez que foram vistos lançaram-se ao oceano e, verdade seja dita, os seus corpos nunca chegaram a ser encontrados). Há quem diga que terão ido para a América Latina, já que estavam a aprender espanhol na prisão.

As celas eram, como esperado, pequenas e desconfortáveis, com as "mordomias" reduzidas ao mínimo absolutamente indispensável.

Sem comentários: