quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Caucus do Iowa e Primárias de New Hampshire

O caucus do Iowa colocou a Hilary Clinton num inesperado 3º lugar (do lado dos democratas) e Rudy Giulani num ainda mais inesperado (para mim) 5º lugar (do lado dos republicanos) e permitiu ampliar de forma surpreendente o efeito Barack Obama (terá sido pelo apoio público da Oprah?).

Esta semana, em New Hampshire, a senhora Clinton mostrou a sua garra (diz-se que foi desde que mostrou as suas emoções em público e desde que o marido tomou uma posição mais aguerrida contra Obama) e garantiu o 1º lugar (bastante renhido e, inclusive, contra as sondagens tornadas públicas). John McCain ganhou do lado dos republicanos, e fartou-se de repetir que "New Hampshire escolheu, uma vez mais, o próximo Presidente da América".

Estas eleições estão, para já, a ter o efeito surpreendente de pôr a população jovem a registar-se para votar - vamos ver o que isso representará efectivamente, mas os jovens têm sido vistos como maioritariamente apoiantes de Obama.

A próxima batalha joga-se em South Carolina, nas primárias de 26 de Janeiro. Será interessante ver o efeito John Edwards (o 3º democrata com mais visibilidade nesta corrida), já que este Estado o elegeu no passado como Senador.

Por esta altura, nada está perdido para nenhum dos candidatos ainda em jogo (2 candidatos praticamente sem expressão desistiram da corrida logo a seguir a Iowa, e provavelmente mais alguém desistiu já entretanto), e o futuro da nação mais importante do planeta continua em aberto...

PS - Surpreendemente, fala-se muito pouco de política no dia-a-dia.

Sem comentários: