segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A (des)vantagem da eficiência

Já se sabe que o inverno por terras de Chi-town é particularmente rigoroso (não que esteja a ser propriamente o caso este ano, como já aqui relatei, mas bem me lembro daquela semana o ano passado em que as temperaturas reais rondavam os 40º negativos).

Temos neve e frio com abundância, dias em que mal se consegue pôr o nariz fora de casa, dias em que até respirar custa, dias em que em poucos minutos na rua deixamos de sentir partes do corpo, dias em que penso que devia estar seriamente louca quando decidi vir viver para a região do Midwest.

E acham que o escritório alguma vez fecha (quem me dera!), os autocarros deixam de funcionar, as pessoas deixam de sair, ou o aeroporto encerra...? NUNCA! A máquina está demasiado bem montada e oleada, e as ruas e os passeios começam a ser limpos antes mesmo de parar de cair a neve.

Já no resto do país... às vezes, é o caos (e por muito menos do que cá, entenda-se)!

É o caso, por estes dias, de Washington. Uma tempestade de neve um pouco maior do que o normal deixou toda a costa este num completo caos... populações sem luz, carros que não circulam porque as estradas estão cheias de gelo, escritórios fechados, aeroportos encerrados, supermercados "pilhados". Há 3 ou 4 dias que cidades inteiras (incluindo a capital!) estão completamente imobilizadas face à falta de estrutura para lidar com a situação.

Aqui em Chi-town, o máximo que se consegue é um email interno a avisar que se espera uma violenta tempestade de neve mas que o escritório vai, OBVIAMENTE, estar aberto (nunca o escritório fecha por razão nenhuma, snif, snif). Curiosamente, no resto do país passam a vida a fechar escritórios com a desculpa do mau tempo (que, na grande maioria das vezes, nunca é tão mau como cá).

Culpa da eficiência de Chicago, está visto... Quem é que lhes manda ter todo este know-how...?

Sem comentários: