quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Asian Carp

Facto: A região dos Grandes Lagos (incluindo Chicago) está na rota da carpa asiática.

Problema: A carpa asiática é um predador particularmente agressivo, que vai destruindo as outras espécies por onde passa, e reproduzindo a uma velocidade assustadora. Tal facto, naturalmente, tem trazido bastante preocupação ao governador de Chi-Town.

Medida brilhante: Depois de muitas discussões sobre a melhor estratégia para combater a praga, foi decidido... envenenar o canal entre o rio Chicago e o Lago Michigan!

Resultado: A ideia (que, convenhamos, é bastante insólita, no mínimo) teve o efeito oposto do pretendido - matou várias espécies de peixe mas deixou intactos os cardumes da carpa asiática.

Reincidência: Qual não é, portanto, o meu espanto, quando leio a semana passada no jornal que Chicago está a ponderar voltar a envenenar o rio para combater a praga da carpa asiática...

1 comentário:

Pai disse...

não acredito que a cidade que consegue tingir um rio de verde durante as festas populares, não consiga envenenar uns peixinhos do rio? por falar disso, não seria melhor comê-los? é que peixes do rio são, por cá (alentejo. trás os montes) um petisco bem apreciado... meia dúzia de maduros dessas regiões davam cabo das carpas em pouco tempo... sugere isso ao mayor e ainda recebes algum (por baixo da mesa, claro, à boa meneira "caponeana")... pai