segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Super Bowl

Chegou ontem oficialmente ao fim a época de futebol americano 2006/2007 com a realização da famosa Super Bowl, o derradeiro jogo do campeonato.

O jogo de ontem foi disputado entre os New York Giants e os New England Patriots (da região de Boston), ambas as equipas provenientes da costa leste dos EUA.

Os Patriots (a figura mais conhecida dos Patriots é um "moço" bem jeitoso, de seu nome Tom Brady, famoso nos dias que correm por ser - também - o actual namorado da super top-model Giselle) apresentavam-se como favoritos, já que ganharam todos os (16) jogos da época regular, mais os jogos de apuramento. No entanto, os vencedores acabaram por ser os Giants que, apesar de terem ganho a Superbowl de forma merecida, muito penaram para o conseguir.

O jogo durou mais de 3 horas e foi terrivelmente desinteressante durante (pelo menos) metade do jogo, tendo subitamente ganho interesse e emoção à medida que se aproximava do seu fim, quando os Giants deram a volta ao resultado a menos de 3 minutos do fim (3 minutos de "efectivo jogo", que na "vida real" corresponderam à última meia-hora, mais coisa menos coisa). E o futebol americano ganhou uma nova estrela chamada Eli Manning...

A Super Bowl, mais do que "apenas" um jogo, é uma verdadeira tradição tipicamente americana, um espectáculo que começa muito antes do jogo propriamente dito (a TV passou dias e dias a dar programas sobre Super Bowls anteriores, jogadores míticos, jogadas que ficaram para a historia) e que perdura para além da tarde de domingo.

Por isso, os americanos juntam-se em grupos, preferencialmente em casa de amigos mas às vezes também em bares, e ficam toda a tarde de domingo a ver tv, a beber cerveja e a comer todo o tipo de snacks (pipocas, asas e pernas de frango embebidas em molho picante...).

Para além do jogo de futebol, a Super Bowl é ainda famosa pela barbaridade de dinheiro gasta em anúncios de tv que passam durante as quase 4h de espectáculo (são sempre os segundos mais bem pagos da tv), havendo, inclusive, uma competição pelo melhor anúncio (a maior parte deles são "estreados" nesse momento). Acho que o vencedor não foi o da Victoria's Secret, mas foi claramente o que teve mais impacto no grupo onde eu estava...

Depois do fim do jogo e de toda a gente ter tido direito ao seu minuto de fama aquando da entrega da taça (os administradores dos Giants, uns velhotes simpáticos e amorosamente decrépitos, tiveram mais tempo de antena do que os jogadores ou o treinador!), a tv passou horas em televendas - de material desportivo dos Giantes alusivo à vitoria, pois claro.

Ah, e no intervalo do jogo tivémos direito à actuação desse "jovem" chamado Tom Petty e da sua banda, os Heartbreakers (eu também não queria acreditar na escolha, mas pelos vistos o senhor ainda "mexe" no mundo da musica...), mas eu estava a jogar "wii" com os meus amigos (e a dar cabo do comando, por sinal...), por isso perdi o momento...

1 comentário:

MP disse...

O anúncio da Victoria's Secret é uma desilusão. Ainda não vi todos, mas seguramente haverá um melhor do que esse.

Pena foi não teres apostado no resultado. Eu pessoalmente tinha um feeling na vitória dos Giants (NY is always NY - e eu n percebo um boi de Fut americano, ptt n sabia nada disso de os outros terem ganho tds os jogos até então). E uma vitória dos giants pagava 4.2 para 1!