quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Starbucks

Poucas empresas / marcas estão tão enraizadas na cultura americana (e na percepção que o resto do mundo tem da América) como o Starbucks, esse "gigante" que estende os seus tentáculos um pouco por todo o lado e sem o qual o american way of life seria certamente diferente.

Foi, por isso, com surpresa que comecei a ler e ouvir umas notícias sobre os efeitos da crise (também) no Starbucks.

De facto, parece que a empresa tem vindo a ressentir-se das novas tendências no "mundo do café", quer a nível externo - várias marcas têm vindo a apostar em café de cada vez melhor qualidade, controlando culturas e processos de fabrico (agora até o McDonald's tenta competir neste mercado com o seu premium coffee); quer a nível interno, já que a empresa chegou à conclusão que as inúmeras lojas abertas por esse país fora têm tido o efeito de criar concorrência umas às outras (com uma loja literalmente em cada esquina, talvez não seja de estranhar...).

Por isso, o Starbucks anunciou publicamente que vai "desacelerar" a sua política de expansão e, inclusive, fechar algumas lojas e, paralelamente, fez algumas "mexidas" a nível do corpo directivo (que, na prática, se traduziram em mudar 1 ou 2 pessoas de posto, dentro do grupo).

Escusado será dizer que estas "intenções" e "mexidas-fantoche" tiveram, de imediato, o resultado esperado: as acções do Starbucks subiram em flecha!!!

No entanto, a verdadeira notícia-Starbucks aconteceu no início desta semana, quando a empresa, num acto provavelmente sem precedentes, decidiu fechar as suas lojas a nível nacional para proporcionar um treino (online) aos seus funcionários.

Assim, TODAS AS LOJAS NA AMÉRICA estiveram fechadas na passada 3f durante três (intermináveis, para muitos americanos) horas...

Claro que não se falou de outra coisa nessa tarde, e o Starbucks ganhou (mais uns) 15 minutos de fama!

3 comentários:

Vítor disse...

Eles nunca mais abrem é uma loja cá... isso é que era mesmo bom...

agrada-me o conceito do starbucks

Paula disse...

A cadeia Starbucks vai abrir lojas em Portugal. Os donos da marca são Espanhois, pois a cadeia americana vendeu os "direitos" para a penisula ibérica! É só aguardar.... Tb ADORO o conceito e especialmente o chocolate quente!!! hehe

kel disse...

Também conheço quem seja mega fã do chocolate quente do Starbucks! :-)

Mas agora que estão em quase-recessão, não sei se vão propriamente abrir mais lojas tão cedo...