quinta-feira, 11 de março de 2010

Middle America (1)

Viajar pela América profunda é sempre uma experiência fascinante.

Aqui na região do Midwest, por exemplo, são kms e kms e kms de estradas planas, com 2 e 3 faixas para cada lado, sem que se veja uma povoação. De vez em quando lá aparecem meia dúzia de casas dispersas, eventualmente um pequeno aglomerado, mas depois são mais kms e kms sem nada nem ninguém à vista.

Mas o mais engraçado são os strip malls (um conceito que, imagino, seja genuinamente americano).

Imaginem-se no meio de uma autoestrada, longe de tudo e de todos - de repente, surge um aglomerado de lojas gigantes (tipo armazéns) e restaurantes de fast food de um lado e do outro da estrada, formando uma espécie de centro comercial ao ar livre.

Mas não pensem que existe alguma povoação nas imediações - são mesmo só meia dúzia de kms com comércio, literalmente no meio do nada. Ainda assim, algumas destas lojas estão abertas 24h por dia... E a verdade é que devem fazer dinheiro, porque os parques de estacionamento (gigantes!) que existem à frente de cada loja parecem estar sempre bastante cheios.

Em compensação, em Grand Rapids propriamente dita não conseguimos encontrar uma zona comercial com lojas - imagino que toda a gente se desloque de carro a estes strip malls na periferia.

Sem comentários: