sexta-feira, 19 de junho de 2009

Graduation

Faz hoje uma semana que fui à graduation da Rita, na Universidade de Chicago (o que, em bom rigor, também constituiu a minha primeira vez nas instalações da Universidade).

A cerimónia em si foi cheia de tradição e simbolismo. Tudo começa com um cortejo dos alunos até à praça principal da Universidade, onde estão sentados os respectivos familiares e amigos (os convites são limitados). Traje oficial: capa e chapéu (a cor varia em função do grau académico).


Segue-se a parte da cerimónia respeitante à Universidade, com direito a discursos vários, após o que todos os alunos são chamados, um por um, para receberem em mãos o seu diploma.

Na segunda parte da cerimónia, já dentro das próprias instalações da Universidade, cada curso reúne os seus alunos (e respectivos acompanhantes) para serem entregues os hoods, um complemento do traje que se coloca à volta do pescoço, cujas cores representam a faculdade e o curso (Rita, avisa se isto não for exactamente assim!).

Seguiu-se um belíssimo almoço sob uma tenda gigante colocada num dos recantos verdes da Universidade. O dia estava bem agradável e a festa foi muito bonita. Ah, e a Universidade é lindíssima!

1 comentário: