terça-feira, 9 de junho de 2009

Elogios

Imaginem que saem de casa de manhã e, enquanto estão à espera do elevador, chega uma vizinha, também ela a sair de casa à mesma hora. E, assim do nada, ela vira-se para vocês e diz "adoro a tua saia" (e não, vocês não conhecem a vizinha de lado nenhum).

Outro dia vão no metro e a pessoa sentada ao vosso lado decide elogiar o vosso colar, casualmente. Vão ao dentista e a vossa camisa é elogiada (a minha dentista é uma "elogiadora nata"). Ou vão no autocarro e o vosso casaco é alvo de reparo por parte de algum passageiro.

E, de facto, tudo isto acontece com frequência. Os americanos não se coíbem de elogiar o que gostam, mesmo quando não conhecem a pessoa de lado nenhum e sem pretenderem nada em troca. E, às vezes, até perguntam onde foram compradas as coisas.

Mas não pensem que é só roupa... se estiverem num restaurante e tiverem pedido um prato com bom aspecto que desperte a "inveja" de alguém sentado ao lado, é bem provável que essa pessoa meta conversa para perguntar o nome do prato e poder pedir o mesmo.

E tudo isto é feito com imensa naturalidade... O que até faz sentido, convenhamos - eu é que não estava habituada a esta "partilha" de informações e, mesmo hoje em dia, ainda fico com cara de boba quando alguém me elogia qualquer coisa (nunca sei muito bem o que dizer entretanto...).

2 comentários:

Pedro "healthy man" disse...

Imagina lá fazer isso em Lisboa...

Billy disse...

Eu acho o máximo! Sorrio e agradeço. :) (e, por dentro, babo de orgulho, que querem, sou uma alma pobre!).