quinta-feira, 14 de maio de 2009

Discursos

Como já vem sendo tradição, várias Universidades convidaram o actual Presidente dos EUA para fazer o discurso de encerramento dos seus cursos de graduate (grad) students (ou seja, alunos de doutoramento, mestrado ou qualquer outro grau académico pós-licenciatura americana). Até aqui, nada de novo.

Mas já se sabe que os americanos não vivem sem controvérsias... Por isso, 2 temas têm dominado a imprensa americana nos dias que correm, a propósito destes discursos:

Alguns estudantes da Univ do Arizona, onde Obama iniciou ontem a sua saga de discursos de pompa e circunstância, contestaram o seu curriculum para ser escolhido como discursador-mor, dizendo que ele ainda não atingiu na vida um estatuto académico-profissional que justifique a escolha do seu nome (aparentemente, ser Presidente do país não lhes chega...).

Por isso, a Universidade decidiu não lhe atribuir um título honorário - mas para não abrir (por completo) as hostilidades, anunciou que vai criar um programa de bolsas de estudo com o nome Obama...

Claro que, bem-disposto como ele é, Obama foi logo o 1º a gozar com a situação, dizendo que a mulher dele concorda plenamente com a ideia de que ele ainda tem muitas coisas para realizar na vida, e que, aliás, tem uma lista preparada em casa à espera dele ...

Entretanto no próximo domingo é a vez da prestigiada Universidade de Notre Dame. Sendo esta uma Universidade Católica, tem havido imensa contestação por causa das convicções pessoais de Obama face ao aborto, diferentes da posição rígida da Igreja. Políticos e religiosos têm debatido à exaustão este tema, nos últimos dias, na CNN.

Sem comentários: