terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Desporto-Rei nos States

Quem é que nunca ouviu falar de futebol americano? E quem é que o percebe, para além dos (obviamente) americanos? Ninguém, certamente, porque, lá está, só se joga por aqui e pouco mais e porque eles têm umas regras muito originais e esquisitas (continua a parecer-me que a regra principal é dar cabo do adversário, fisicamente falando, mas os amantes deste desporto continuam a tentar explicar-me que esse não é o objectivo do jogo - mantenho as minhas reservas, para já!).

Pois bem, apesar dos meus parcos conhecimentos nesta matéria, vou tentar dar-vos umas luzes sobre futebol americano.

Primeiro que tudo, os americanos gostam de futebol americano por eles e pelo resto do mundo!

Quando a equipa local joga (considerem-se formalmente apresentados aos BEARS, a única equipa profissional de Chicago), a cidade tende a parar e depois disso só se fala no resultado do jogo.

Os jogos demoram várias horas e são um verdadeiramente acontecimento, nomeadamente se pensarmos que só existem 16 jogos em cada season (e só metade deles são "em casa").

Arranjar bilhetes é quase impossível, apesar do estádio não ser coberto (e deixem que vos diga que não entendo como é possível, com a temperatura que já se faz sentir por estas bandas, estar sentado tantas horas ao ar livre, seja por que motivo for!) e mesmo em caso de maus resultados - os fãs são extraordinariamente dedicados e ferrenhos!

É, aliás, bastante frequente encontrar pessoas na rua (praticamente todos os dias) com acessórios dos Bears, desde blusões, luvas, cachecóis... enfim, tudo é vendido com o emblema da adorada equipa, e os seus fãs usam esses adereços no seu dia-a-dia, mesmo quando não vão assistir a nenhum jogo. Até eu já comprei um cachecol dos ditos!

PS - Outro fenómeno interessante é o campeonato universitário, porque aparentemente os americanos também são loucos por college football.

Sem comentários: