quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

European Style

Sabiam que se forem a um spa americano é provável que todos os novos tratamentos sejam "European style"?

Nunca percebi bem a razão de ser desde fenómeno, mas hoje em dia qualquer massagem, tratamento estético ou peeling é sempre publicitado como sendo uma "novidade europeia"...

Ah, e o fascínio pela Europa não acaba aqui... Qualquer pessoa que se vista de um modo ligeiramente diferente é logo apelidada de ter um "estilo europeu" (o que é um elogio).

Às vezes também oiço coisas do género "vê-se logo que não podia ser um produto americano, cá não se fazem dessas coisas, infelizmente".

Mas confesso que a minha favorita é tentarem convencer-me a ir a algum bar ou restaurante porque "está cheio de europeus!" - e eu nunca vejo ninguém com pinta de ser "europeu" (seja lá isso o que for exactamente), mas pronto!

PS - Claro que o fascínio inverso - dos europeus face aos States - também existe, por isso talvez nada disto seja de estranhar (mas não deixa de ser divertido).

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Apple e Obama

Hoje é um daqueles dias muito aguardados com expectativa e, até, uma certa ansiedade...

Os culpados?

Barack Obama e o discurso do estado da nação (esta noite às 20h, hora de Chicago)

e, principalmente,

Steve Jobs e a Apple, que neste preciso momento apresentam oficialmente o iPad table computer, que ninguém (ainda) sabe bem o que é exactamente mas promete revolucionar o mundo dos computadores pessoais.

Americanices II

Começou por ser uma manhã como as outras... levantar, tomar banho, vestir e tomar o pequeno-almoço em frente à tv.

De repente, o inesperado aconteceu... uma pequena notícia sobre o desabamento de um prédio na Bélgica (que deve ter sido notícia em todo o lado, pois claro, mas têm de perceber que os noticiários americanos não estão propriamente repletos de notícias não-americanas)! Por momentos, quase que parecia um noticiário português...

E para terem uma noção do quão pouco se fala do resto do mundo nos noticiários locais... no canto superior esquerdo do ecrã até apareceu um pequeno globo, com uma estrela a assinalar a Bélgica, para ajudar a localizar o país em causa. ahah

sábado, 23 de janeiro de 2010

Americanices

Esta noite perguntaram-me se na EUROPA tínhamos os mesmos gadgets electrónicos que nos States, nomeadamente LCD's e plasmas...!

PS - Normalmente só me perguntam que língua se fala em Portugal, se o inverno português é tão frio como o de Chicago, se entendemos bem os brasileiros, etc.

Mundo Global II

O jogo do Sporting do fim-de-semana passado foi transmitido em directo na RTPi (que agora já faz parte dos meus canais!).

Enquanto estava a ver o jogo fui fazendo os telefonemas da praxe para a família e amigos.

E dei por mim a pensar como isto das novas tecnologias é fascinante... ali estava eu, a ver o mesmo jogo que o meu pai em Lisboa e um dos meus melhores amigos em Zurique... todos ligados em directo pelo poder da caixa mágica, cada um no seu canto do mundo!

Bye Bye Coco

Acabou finalmente a saga Jay Leno (conhecido por "Chin" pelo seu queixo saliente) vs. Conan O'Brien (agora carinhosamente apelidado de "Coco").

Ora bem, para quem não acompanhou devidamente a história, aqui vai um pequeno resumo:

- Em 2004 o lugar do Jay Leno à frente do Tonight Show foi prometido (a partir de 2009) ao Conan O'Brien (numa tentativa de o segurar na NBC);

- Quando a data prometida chegou, no início do ano passado, Jay Leno continuava (contra todas as expectativas) a liderar as audiências (contra o seu mais directo rival, David Letterman) - ainda assim, a NBC decidiu levar o acordo para a frente e procedeu à sua substituição;

- Assim sendo, há 7 meses atrás, Conan O'Brien muda-se de armas e bagagem com a família e o seu staff para LA (de NY) para apresentar o primeiro Tonight Show with Conan O'Brien;

- 3 meses depois começava o novo Jay Leno Show (a ser emitido 1h30 antes do Tonight Show), num horário habitualmente dedicado a séries tipo Lost, Anatomia de Grey, etc;

- As audiências de ambos os programas estiveram sempre abaixo das expectativas - sob pressão dos patrocinadores, a NBC decidiu há uns dias atrás tentar negociar um cenário alternativo, inicialmente pretendendo manter ambos os apresentadores;

- Conan O'Brien opõe-se ao plano sugerido pela NBC de passar a transmitir o Tonight Show 30 minutos mais tarde do que o horário normal (alegando que o programa é um clássico) e entra em litígio com a NBC;

- Após vários dias de negociação intensa, a NBC anuncia oficialmente que Jay Leno vai voltar a apresentar o Tonight Show na sequência da saída do Coco - diz-se que Conan O'Brien recebeu uma indemnização de 40 milhões de dólares para sair (é provável que o seu próximo destino seja o canal de televisão FOX);

- Conan O'Brien encerrou o seu Tonight Show há umas horas (ainda não consegui ver o último episódio); Jay Leno apresenta o último "Jay Leno Show" em meados de Fevereiro, a fim de regressar ao Tonight Show em Março;

- Pelo meio, houve de tudo um pouco, incluindo manifestações de rua a favor e contra ambos os apresentadores (coisa muito tipicamente americana!).

E vocês, são do "team CHIN" ou do "team COCO"? Eu sou mais Jay Leno, mas tenho de confessar que o Conan O'Brien nunca teve tanta piada como nestes últimos dias.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

YES, WE DID (1 ano depois)

Faz hoje 1 ano que Obama tomou posse, após uma vitória significativa contra o adversário republicano. Os tempos eram de euforia e, sobretudo, de esperança.

Passado 1 ano, o optimismo esmoreceu e os republicanos têm, pouco a pouco, vindo a recuperar terreno.

Ontem, numa eleição especial, o Estado de Massachusetts decidiu atribuir o lugar de senador anteriormente ocupado por Ted Kennedy (figura marcante do partido democrata) a um candidato republicano - facto que não sucedia há cerca de 40 anos!

Esta eleição ganha ainda mais relevância numa altura em que todos os votos são poucos na defesa da reforma do sistema de saúde público - com este novo voto republicano os democratas perdem a maioria no Senado e estão cada vez mais longe de aprovar a reforma proposta por Obama.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Mundo Global

O ano passado tinha uma colega neo-zelandesa meio inglesa.

Este ano trabalho com uma inglesa cuja família é do Sri Lanka (tenho vindo a aprender imenso sobre o povo tamil!).

domingo, 17 de janeiro de 2010

Leituras em dia

Agora que o inverno se faz sentir (se bem que hoje até esteve um lindo dia de sol), comecei a ler um novo livro - de 1000 páginas - que tinha comprado em Maio do ano passado e que estava, precisamente, na prateleira à espera dos longos dias de inverno.

PS - O prazer pela "companhia dos livros" foi uma das muitas coisas que herdei do meu pai! :-)

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O processo de lavar e secar roupa nos States

Até agora tinha sido fácil... tinha máquinas de lavar e secar roupa no apartamento e não precisava de me preocupar com mais nada (um luxo de muito poucos prédios).

A mudança para o novo apartamento trouxe, agora, a obrigação de me adaptar ao sistema de ter uma sala de lavandaria comum ao prédio (faltava-me esta experiência muito americana!).

Domingo à tarde foi dia de tratar da roupa suja, pela primeira vez... claro que os restantes habitantes do prédio também pensaram o mesmo, e quase todas as máquinas estavam a ser usadas ao mesmo tempo! Nota mental - arranjar outro horário e outro dia para tratar destes assuntos.

Depois de muita confusão com notas e moedas (quem ia adivinhar que estas máquinas só aceitam um determinado tipo de moedas?), lá consegui fazer uma máquina de roupa. O pior foi pôr a máquina de secar a funcionar... depois de muitas tentativas falhadas, voltei ao meu apartamento com a roupa molhada e tive de fazer uso do pequeno estendal que comprei o ano passado para estas "emergências"...


quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

É tudo uma questão de perspectiva...

No domingo, confesso que fui apanhada de surpresa com o vento frio que se fazia sentir na rua. É verdade que todos os dias da semana passada as temperaturas tinham vindo a descer um pouco, mas só quando saí à rua nessa manhã e inspirei o ar puro é que me apercebi verdadeiramente do frio que se fazia sentir naquele dia. Talvez uns 20º negativos, diria eu (nada que não seja normal em Janeiro e Fevereiro, verdade seja dita), pelo que acabei por decidir passar o dia quase todo a desempacotar as (ainda existentes) caixas.

No dia seguinte, o site da CNN tinha um artigo sobre o frio tremendo que se tem feito sentir no sul do país, particularmente na Flórida. Até estava quase a simpatizar com a causa alheia (anda meio país preocupado com o efeito do frio extremo nas laranjas da Flórida, que asseguram mais de metade da produção dos States), quando percebo que estamos a falar de temperaturas que rondam os 5º, 6º...

Ora imaginem a minha cara quando leio aquilo... confesso que, por momentos, ainda pensei que (ao menos!), estivéssemos a falar de graus negativos (e, ainda assim, 5º ou 6º negativos em Chicago nunca seriam notícia em lado nenhum, como é óbvio)... mas não, nem isso! 5º ou 6º POSITIVOS! Depois disso, já nem consegui ler o resto do artigo... Tenham paciência! Onde é que isto é notícia?! (já estou uma verdadeira chicaguense, está visto...)

Ano Novo, Casa Nova

Depois de um regresso atribulado, a primeira semana de volta a Chicago passou a correr, entre o regresso ao trabalho e o começar a desempacotar caixas e malas.

Dois dias depois de me ter instalado na casa nova caiu um imenso nevão, daqueles em que quando acordamos já está tudo branquinho lá fora e, ainda assim, a neve teima em continuar a cair pela manhã adentro.

Do alto da minha varanda - num respeitável 33º andar, de onde tenho uma vista desafogada da cidade - pude maravilhar-me com a imensidão branca que se estendia à minha volta. Foram as primeiras fotos que tirei da casa nova (as minhas vertigens ainda não me permitiram "gozar" a vista decentemente).

domingo, 10 de janeiro de 2010

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Como viajar para os EUA é (cada vez mais) um pesadelo

(cont.)

O aeroporto de Newark estava o caos!

Quando finalmente o terminal reabriu, todos os vôos que tinham entretanto sido cancelados começaram (desenfreadamente) a aterrar em Newark. A isto acrescia o facto de centenas e centenas de passageiros terem perdido os seus vôos de ligação (como eu) e precisarem de ser colocados em novas ligações, o que implicou passar novamente pelo balcão de check-in.

Como se isso não bastasse para entupir os serviços normais do aeroporto, ainda tivémos de contar com o facto de haver uma única fila de check-in e estarem apenas a funcionar 2 ou 3 balcões para toda aquela gente.

Quando finalmente consegui sair daquela fila, dirigi-me à porta de embarque do vôo para Chicago e aí fiquei a dormitar desde a meia-noite às 5h e tal da manhã (o novo vôo era por volta das 6h30) - escusado será dizer que a companhia aérea se recusou a pagar hotel (apesar do atraso de mais de 7h!).

Só tive tempo de aterrar em Chicago (por volta das 8h30 da manhã), apanhar num táxi, chegar a casa, meter as últimas coisas dentro de caixas e esperar pela chegada da empresa de mudanças (às 11h) - nesse mesmo dia às 14h30 estava instalada (que é como quem diz, rodeada de caixas e malas) na casa nova.

Foram 2 dias bem loooongos!

De volta!

Levantei-me cedo, depois de uma noite mal dormida, com um nó na garganta pela partida eminente, por mais um adeus emocionado que se adivinhava.

O avião estava previsto para as 10h30 da manhã, e devido aos contínuos anúncios (que mais pareciam ameaças) de novas regras de controlo e segurança nos vôos para os Estados Unidos, resolvi ir relativamente cedo para o aeroporto.

Quando lá cheguei, as más notícias não se fizeram tardar - na sequência de um problema de segurança no aeroporto de Newark (onde eu iria fazer escala a caminho de Chicago), o terminal tinha sido encerrado e o avião em que eu deveria embarcar em Lisboa dali a 2h ainda nem tinha saído de NY.

Fiz o check-in das malas e voltei para casa para almoçar em família uma última vez (se o aeroporto já fosse em Alcochete não sei se teria compensado voltar a casa...). Regressei ao aeroporto já depois das 15h, quando o avião estava prestes a aterrar em Lisboa.

As medidas de segurança foram, efectivamente, redobradas - cada um de nós foi manualmente revistado, assim como toda a bagagem de mão (abriram carteiras, mandaram ligar todos os computadores e telemóveis, revistaram bolsos e sapatos).

O avião partiu (finalmente!) por volta das 18h, com mais de 7h de atraso. Por essa altura, já eu tinha praticamente perdido um dia de férias, bem como o vôo de ligação para Chicago.

(to be continued)