quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Identidade

Sempre achei que o nosso nome é uma coisa muito pessoal, que nos acompanha a vida toda.

Começa logo pelo tempo que os pais demoram a escolher um nome... Alguns querem olhar para o bebé e só então escolher o nome, outros já têm ideias bem definidas dos nomes que pretendem.

Seja como for, é algo que nos define, que nos distingue, que nos acompanha para toda a vida. Daí que eu sempre tenha tido dificuldade em entender o conceito de "acrescentar o nome do marido" aquando do casamento, pelo menos nesta geração nova, mas até nisso "a tradição ainda é (muito) o que era".

Mas se já tenho dúvidas quanto a adoptar o nome do marido, haviam de ver a minha reacção quando descobri um destes dias que nos States (e até em muitos países europeus, tais como o Reino Unido e Bélgica) as mulheres TROCAM o nome de família pelo do marido (ou seja, perdem o "nome de solteira" para ficar com o nome de família do marido!). Nem queria acreditar! Parece-me uma aberração completa (com o devido desconto de ser "tradição")! Mas pronto, finalmente percebi a reacção dos estrangeiros quando lhes digo que tenho 5 nomes (a minha mãe tem mais!).

3 comentários:

Billy disse...

Em França também é assim! A mulher perde o seu nome e passa a ser "Madame (inserir primeiro nome e apelido do marido)".

A propósito deste assunto, ouvi ontem o seguinte podcast: http://electronics.howstuffworks.com/stuff-mom-never-told-you-podcast.htm (episódio Miss, Ms., Mrs,). Muito interessante!

Já agora, conto a minha experiência: eu fiquei com o apelido do marido e ele com o meu, na mesma ordem. Assim, quando houver prole, todos vamos ter os mesmos apelidos. Parece-me um bom acordo! :)

kel disse...

Estás na vanguarda, portanto! Já percebi que isso é a mais recente "moda"! :-)

João Lopes Aguiar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.