segunda-feira, 20 de julho de 2009

Portugal. The Man

Andava eu, um destes dias, distraidamente à procura de um CD e, completamente por acaso, deparei-me com "Portugal. The Man".

Confesso que não percebi bem o que era... uma banda? um artista a solo? será português ou, pelo menos, luso-descendente? que tipo de música é?

Uns dias depois percebi que "Portugal. The Man" vem brevemente a Chicago no âmbito de um festival de música de 3 dias. E, então, lá decidi ir ao goggle perceber de que raio se trata...

Ora vejam lá se não faz todo o sentido...

De acordo com a Wikipedia (essa fonte fiável), "Portugal. The Man" é uma banda (banda, sim, conceito plural de gente artista - nada a ver com "The Man", portanto), proveniente maioritariamente do Alaska (agora é que já não percebo nada... mas não era "Portugal??"), e a viver recentemente no Estado de Oregon (se eu tivesse crescido no Alaska, também me teria pisgado de lá assim que possível!).

Continuo a ler a página da Wikipedia, na certeza de encontrar qualquer referência ao cantinho-mais-ocidental-da-Europa. E chego, finalmente, à parte da explicação do nome (é agora, pensei, que se vai fazer luz). Nada mais errado!

Ora parece que o nome é baseado numa expressão ligada a David Bowie:"bigger than life". Eles queriam que a banda deles também fosse "bigger than life", e uma vez que escolher o nome de um deles para nome da banda seria bastante redutor, pensaram em escolher um país (enquanto conceito colectivo de pessoas).

E claro... que primeiro país vos viria à cabeça se vivessem do outro lado do mundo, entre esquimós, ursos polares e a família Palin??? Portugal, pois claro! (isto foi antes de ela ter vindo à tv dizer que se via a Rússia da janela de casa dela...). E as eles também, pelos vistos.

E voilà, assim nasceu "Portugal. The Man". Faz todo o sentido, não faz? Eu também fiquei maravilhada com a criatividade desta gente... Já a música é que não me conquistou nada (mas aí já terão de ir ao Youtube!).

1 comentário:

Billy disse...

As coisas que uma pessoa aprende!