quarta-feira, 15 de julho de 2009

E faz-se história!

Desde o início da semana que Sonia Sotomayor está "em processo de confirmação" para ser eleita para o Supremo Tribunal americano, a mais alta instância judicial do país, depois do seu nome ter sido escolhido por Obama.

Sonia Sotomayor não deverá ter qualquer problema em conseguir o lugar, dado "o momento de graça" que vive actualmente o Partido Democrático (e respectivas recentes maiorias).

No entanto, não deixa de ser uma escolha pouco consensual entre democratas e republicanos, particularmente por ter, a dada altura, afirmado "I would hope that a wise Latina woman with the richness of her experiences would, more often than not, reach a better conclusion than a white male who hasn't lived that life", o que lhe tem valido muitas dores de cabeça nestes últimos dias de confronto com os senadores republicanos (que logo vieram com a bandeira do racismo e da moralidade...).

Polémicas à parte, é principalmente muito significativo o facto de vir a ser a primeira mulher hispânica (e uma das poucas mulheres, em geral) a ser nomeada juíza deste Tribunal.

Na mesma linha de actuação (de vanguarda da história), Obama anunciou hoje o levantamento (para já, limitado a 6 meses) de algumas sanções económicas a Cuba. Custou... mas parece que a coisa agora se move no caminho certo!

Sem comentários: