quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Nota Desportiva

O campeonato português de futebol está de regresso (dá sempre a ideia do Verão estar já no seu fim...), e nós ainda a meio (ou quase) do campeonato de baseball.

Ontem decidi dar mais uma oportunidade ao baseball e fui ver um jogo dos White Sox (estes e os Chicago Cubs, recorde-se, são as 2 equipas profissionais de baseball da cidade).

E até foi divertido (na medida do possível...), com direito a explicações mais ou menos detalhadas sobre as regras e os Sox a ganharem o jogo no último minuto (deve ter sido muito ao estilo do Sporting - Twente que, obviamente, não passou na televisão americana), o que me deixou bastante satisfeita - é que a ideia de ficar ali eternamente até haver um vencedor (os desportos americanos não costumam aceitar empates, mesmo em jogos "normais") não era nada animadora!

Ultimamente os White Sox têm andado na berra - um destes dias tiveram aquilo a que se chama um "jogo perfeito", algo que ainda só aconteceu 18 vezes na história do baseball americano (que já contará com muitos milhares e milhares de jogos no seu palmarés). Aliás, até tiveram direito a telefonema pessoal do Presidente Obama (fã incondicional dos Sox)!

Ainda não percebo o suficiente das regras do baseball para vos explicar grande coisa sobre o "jogo perfeito" (e o pouco que sei implica usar vocabulário em inglês, já que não faço a mínima ideia dos termos correspondentes em português, se é que existem...), mas basicamente os Sox conseguiram a proeza de não ter permitido que a equipa adversária marcasse quaisquer pontos durante o jogo nem, sequer, (e aqui é que está o feito, aparentemente) qualquer tipo de avanço no campo (os jogadores vão normalmente avançando de base em base na sequência de várias situações - e por aqui me fico nas explicações, com medo de dizer para aí algum disparate!).

E, aparentemente, os Sox até usaram sempre o mesmo pitcher (o tipo que lança as bolas para serem batidas pela equipa adversária) ao longo das 9 partes que dura o jogo (coisa bastante rara, já que eles, por norma, se vão sucedendo ao longo do jogo).

Sem comentários: