quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

FRIO...brrr...



Já se sabe que por cá faz frio no Inverno, mas este ano promete ficar na memória de todos...

Primeiro que tudo, tem nevado quase o dobro do que nevou o ano passado (e o ano passado foi o que nevou mais dos últimos 20 anos).

Ainda por cima, a tendência (ainda) não é para melhorar, porque ontem foi oficialmente o dia em que, tipicamente, começa a contagem decrescente para (ainda) 60% da queda de neve até ao fim do Inverno...

E esta semana, então, nem se fala... Começou logo com um brutal nevão na 6f à noite, que se prolongou pelo dia de sábado fora... Hoje neva novamente (a neve já nem chega a ter tempo de derreter).

Além disso, estamos agora a ser assolados com o vento polar que vem do Alaska (onde as temperaturas chegaram, pelos menos, aos 50º negativos celsius). Por isso, para além de já ser normal nevar dia sim, dia não, agora a temperatura também tem vindo a descer abruptamente nos últimos 2 dias, à medida que o ar frio se instala.

E até ao fim da semana esperam-se os dias mais frios dos últimos anos, em que as temperaturas (por vezes de dia e de noite) vão ser abaixo dos 0º fahreinheit, i.e., temperaturas mínimas à volta dos 40º negativos (celsius), contando já com o efeito do vento e máximas nunca acima dos 16º negativos (celsius).

Custa a respirar, quando se está na rua – parece que o ar congela nos pulmões! Estar por breves instantes ao ar livre provoca dores de cabeça. Mãos, boca, nariz, orelhas – tudo tem de estar coberto. Até ter os olhos a descoberto custa... Semana complicada...

PS – Alguém me quer vir visitar? Tenho o sofá vazio, lá em casa... :-)

Sem comentários: