terça-feira, 25 de novembro de 2008

BUS - Parte I

Um ano depois e continuo ainda sem perceber bem os autocarros nos States... Algumas curiosidades:

- Primeiro que tudo, os americanos não fazem sinal aos autocarros para estes pararem, facto a que eu ainda não me consegui habituar - e, por isso, o meu indicador estica-se automaticamente quando vejo um autocarro;

- Por outro lado, os autocarros americanos nunca páram em frente à paragem mas um bocado depois – talvez tenha a ver com o facto de o sinal dos autocarros (aquela tabuletazita com o número dos autocarros que páram em cada paragem) nunca estar em cima da própria paragem (como eu estava habituada) mas num poste meio metro à frente;

- Mas também podem parar antes da própria paragem, sem motivo aparente... é sempre uma aventura!

- Ninguém faz fila indiana e organizada à espera dos autocarros... As pessoas “amontoam-se” na zona da paragem (bem, desde que o frio começou a apertar, já é mais frequente estarem todos mais concentrados dentro da própria paragem), sem ordem definida, por vezes mais à frente quem chega depois e mais atrás quem já lá estava, e quando chega o autocarro e abre as portas, é um vale-tudo para entrar... (os homens, por norma, dão passagem às senhoras, mesmo que estas tenham chegado depois deles);

- É costume agradecer-se ao condutor do autocarro quando se usa a porta da frente para sair do autocarro, em vez da porta traseira (esta acho piada!).

Sem comentários: