domingo, 31 de outubro de 2010

Dever de cidadão

Uma pequena pausa para dizer que hoje fui votar no Serra!

Que é como quem diz... Acompanhei o meu amigo Giuliano na hora do voto.

No Brasil, o voto é obrigatório e electrónico (mesmo nos confins da Amazónia...), e esta noite já se saberá se a Dilma, tal como as sondagens o anunciam, será a vencedora.

Confesso que tem sido muito emocionante poder viver de perto esta experiência das eleições presidenciais brasileiras, principalmente porque a percepção que se tem do Lula fora do Brasil (acho que ninguém tem dúvidas que o Lula colocou o Brasil no mapa mundial político) é completamente diferente do que a classe média brasileira (aquela com quem tenho tido contacto, pelo menos) me tem contado do que foram estes últimos anos do partido PT no governo.

Cristo Redentor

No segundo dia no Rio subimos ao Corcovado, de "trem" (eléctrico), para ver a estátua do Cristo Redentor. Estava um nevoeiro cerrado...

Quando chegámos lá acima não se via mesmo nada... Nem se percebia onde estava o Cristo...

Mas uns minutos depois a neblina abriu... E as máquinas fotográficas começaram todas a disparar! Foi um momento mágico, uma visão do outro mundo!




sábado, 30 de outubro de 2010

Sambando no Rio





Location:Rio de Janeiro

Dolce fare niente... in Rio

Os famosos sucos (sumos, para nós) de fruta
(existem, pelo menos, uns 20 tipos diferentes de frutas exóticas de que eu nunca tinha ouvido falar!).

NB: Uma loja com este nome nunca teria tido sucesso em Portugal...

A água de côco (maravilhosa mesmo para quem, como eu, não gosta de côco)

Copacabana beach
(curiosamente, Copacabana é, actualmente, um bairro meio decadente e algo perigoso, nada comparado com o glamour que teve nos anos 50. Por isso, nos dias que correm, os melhores locais para ficar alojado no Rio são os bairros de Ipanema e Leblon, esses sim muiiiito tranquilos e charmosos, com uma intensíssima vida - diurna e nocturna - de bairro)

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O mundo é tããão pequeno!

No primeiro dia no Rio encontrei, fruto do acaso, uns amigos de Lisboa no restaurante onde fomos jantar! Foi muito inesperado e emocionante esbarrar em queridos amigos deste lado do Atlântico.

A partir daí andámos sempre juntos, a explorar a cidade maravilhosa.

Location:Rio de Janeiro

Centro antigo

A minha ideia do Rio de Janeiro (de filmes e fotografias) era a marginal e as praias de Ipanema e Copacabana, por isso, foi com surpresa que percebi que o Rio antigo é bastante diferente e bonito, ainda que algo deteriorado e perigoso (especialmente à noite).








Location:Rio de Janeiro

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Jardim Botânico

Uma das primeiras paragens no Rio de Janeiro foi no Jardim Botânico, um parque lindíssimo e bem tropical, fundado por D. João VI.






Location:Rio de Janeiro

Introdução à cidade maravilhosa

De Trindade seguimos para o Rio de Janeiro.

O Rio é uma cidade maravilhosa, toda a gente o sabe, mas a entrada pela Avenida Brasil (que atravessa uma das maiores e mais perigosas favelas da cidade) não deixa de ser arrepiante...

A Avenida é bem larga, com várias faixas para cada lado e separador central, mas consta que quando o trânsito está compacto, os moradores da favela aventuram-se na estrada e vão roubando carro a carro, tipo arrastão.

Como a ignorância é santa, eu senti-me segura todo o tempo (não me passou pela cabeça que eles invadissem a auto-estrada!).

Location:Rio de Janeiro

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Trindade

Trindade e uma pequena localidade ao lado de Paraty, uma aldeia de pescadores numa pequena baia.









Ainda Paraty








terça-feira, 26 de outubro de 2010

Paraty II

No sabado fizemos um passeio de barco pelas ilhas de Paraty. O tempo estava nublado mas quente, e deu para relaxar um pouco na praia, beber a minha primeira agua de coco (que delicia!), e nadar um pouco com os peixes.





segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Paraty

Esta semana estou novamente na estrada, de São Paulo ao Rio de Janeiro.

A primeira paragem foi Paraty, uma pequena cidade colonial de sonho no estado do Rio de Janeiro.

Como podem ver abaixo, Paraty está muito bem preservada e tem um charme encantador. Foi o cenário perfeito para um fim-de-semana relaxante e muito simpático.