sábado, 2 de outubro de 2010

Notas Soltas II

Nestes dias que andamos a viajar pelos parques nacionais do Arizona e do Utah, temos atravessado algumas reservas indias e aprendido bastante sobre os seus antepassados, os Anasazi.

Os indios destas paragens vivem no meio do deserto em caravanas, roulottes ou casas muito rudimentares, muitas vezes sem agua nem luz. Contam a fortuna que tem pelas cabecas de gado que possuem mas tambem auferem rendimentos do turismo, vivendo num limbo entre as suas tradicoes e vivencias e os tempos modernos.

Pelo caminho tambem vimos algumas tendas tipicas, em piramide - segundo a nossa guia, essas tendas sao locais de culto, erguidos todas as semanas antes do nascer do sol de 6f e desmontados depois do almoco de domingo.

1 comentário:

Pai disse...

Se soubesse que ias ver índios verdadeiros, tinha-te enviado para aí um dos meus livros "sagrados": o k retrata a vida do índio Jerónimo.. Não sei se chegaste a lê-lo; penso k o André é o k leu..
Mas quando regressares a "Penates" podes lê-lo e podes até achar-lhe mais graça, fazendo uma ligação ao k estás a ver agora aí.
Pai