segunda-feira, 5 de abril de 2010

Breves notas sobre o Havai II

O tempo no Havai é tropical todo o ano (yuuppiii).

Maui é uma ilha relativamente pequena mas tem diferentes ecossistemas: rain forest a sul, vulcão / montanha no meio da ilha, boas condições para surf a leste (o surf foi inventado no Havai) e praias a oeste (norte e sul). Chove todos os dias nalgumas zonas da ilha (vimos arco-íris enormes todas as tardes!) e noutras raramente chove (o que significa que frequentemente chove de um lado da estrada e faz sol do outro).

Já agora, sabiam que Portugal também faz parte da história da colonização do Havai? Aliás, os Tavares, os Gomes e mais umas quantas famílias bem antigas ainda por lá andam para o comprovar.

Ah, e claro, dado o seu isolamento, tudo no Havai custa o dobro ou o triplo do que custa no continente americano... é um verdadeiro assalto às carteiras! Cada excursão de barco para snorkeling, ou para ver as baleias... $100 por pessoa; luau... mais $100; passeio de helicóptero de 45 minutos... $200, e por aí em diante!

Pena foi (também) ver que Maui já está bastante americanizado (a língua local, aliás, já só é falada por quem nasceu antes da anexação do arquipélago no final dos anos 50) - ainda assim, ouve-se um Ahola (olá) e um Mahalo (obrigado) em cada esquina.

PS - A minha palavra havaiana preferida é Pupus, que são as entradas (pratos) nos menús dos restaurantes.

1 comentário:

Luís Ramos disse...

Boas vidas, também gostava de um dia visitar o Hawai.
Outra grande influência portuguesa por essas ilhas é o tradicional Ukulele.