domingo, 4 de abril de 2010

Breves notas sobre o Havai

Destino escolhido: ilha de Maui, no Havai (durante 6 noites)

Companheiros de viagem: 2 portuguesas (incluindo euzinha) e um brasileiro

O Havai é o mais recente Estado americano (só passou a fazer parte dos States em 1959). É um arquipélago composto por centenas de ilhas espalhadas por mais de 2000 kms no Oceano Pacífico (em termos etnológicos já faz parte da Polinésia ). É de origem vulcânica e algumas das suas ilhas ainda estão em formação (e sim, os vulcões estão activos).

Das 8 ilhas principais, Maui é uma das mais turísticas (apesar de Honolulu e Waikiki Beach - os 2 destinos mais conhecidos - serem na ilha de Oahu). Tem 140,000 habitantes (o Estado do Havai tem cerca de 2 milhões no total) e muitas casas de férias de gente famosa.

Dada a sua localização geográfica no meio do Oceano Pacífico, longe de tudo e de todos (são 5h30 de avião desde a Califórnia, ou seja, costa oeste dos States - é mais perto voar do Havai para Tóquio do que para a capital americana), tudo o que se encontra actualmente naquelas ilhas foi trazido a certa altura pelo oceano, pelos pássaros ou pelo homem (no início, as ilhas eram apenas lava vulcânica, que foi solidificando em rocha escura).

Sem comentários: