quinta-feira, 15 de maio de 2008

BI

Primeiro foi o cartão da Segurança Social - não se faz nada nos States sem isso...

Agora decidi-me a tirar o BI do Estado de Illinois (cada Estado tem o seu), que foi o processo mais rápido que já vi - demorei mais tempo à espera que a funcionária lá conseguisse, à 205ª tentativa, perceber como é que ia introduzir os meus 5 nomes no sistema (não conseguiu, claro está... já me resignei a ter uma identidade diferente por cá no que toca a nomes...), do que no resto do processo propriamente dito!

É só chegar lá, entregar 2 ou 3 documentos, pagar 20 dólares, tirar uma foto e esperar pela impressão do cartão, que fica pronto na hora! Eu nem estava a acreditar! Nada de "venha buscar o seu cartão daqui a 2 meses e 6 dias e 3h e 50 minutos"!

Entretanto já fui a chacota do dia a propósito do cartão... não, não é por causa da minha foto (se bem que até tem potencial para isso...), mas porque só a 3ª idade e os bêbados (que entretanto ficaram sem carta de condução) fazem uso do BI! Porque para tudo o que possam imaginar, os americanos mostram a carta de condução, e já está, é o documento por excelência, que faz as vezes de qualquer outro.

Não que eu não queira tirar a carta de condução americana... mas isso é um processo que demora um pouco mais de tempo (exame teórico e prático) e algum envolvimento com carros de mudanças automáticas (ainda não calhou cruzarem-se no meu caminho), e eu pretendia ter um documento oficial americano que me permitisse, na próxima semana, viajar para NY sem andar com o passaporte atrás e sem que cada segurança de aeroporto (necessariamente obtuso) perdesse largos minutos preciosos do meu tempo a tentar perceber quem eu sou e de onde venho!

Sem comentários: