segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Curiosidades

1

Diz-se que no Rio de Janeiro faz (quase) sempre sol. Nós apanhámos sempre dias encobertos (ainda que com temperaturas agradáveis), mas o sol lá foi dando o ar de sua graça de vez em quando.

2

Num dos dias choveu torrencialmente ao fim da tarde durante uma meia-horita, o que foi o suficiente para inundar completamente algumas ruas (afinal não é só em Portugal que estas coisas acontecem!).

Nessa noite voltou a chover - quando voltámos do bar de samba, por volta das 2h da manhã, o taxista teve que mudar várias vezes de rota porque a maioria das estradas principais no centro da cidade (e ao longo da baía) estavam completamente alagadas.

3

Uma das coisas típicas da cidade do Rio são os inúmeros bares de "sucos". A lista de frutas é infindável (a maioria dos sítios tem, pelo menos, uns 20 frutos diferentes) e o truque é experimentar um novo todos os dias (claro que ter um amigo brasileiro ao lado ajuda bastante esta tarefa!). E há nomes engraçadíssimos, como açaí, acerola, lima da pérsia, graviola, cajú, cajá, carambola, etc. Ainda não houve nenhum sabor de que eu não gostasse (se bem que o açaí, que nao é bem um suco e mais parece um gelado, tem um sabor muito estranho...).

4

Os cariocas são, na sua maioria, extremamente preocupados com o corpo (pensando bem, acho que posso generalizar esta frase para o resto do país), e fazer desporto ao ar livre é um hobby colectivo. Por isso, a qualquer hora do dia é possivel ver imensos cariocas a correr, andar de bicicleta ou de skate no famoso "calçadão" do Rio. Espalhadas pela marginal também estão pequenas unidades desportivas com barras para fazer alongamentos, que qualquer pessoa pode usar, bem como espaços usados para aulas de aeróbica, futebol, volleyball, etc. Nao há desculpa nenhuma para os cariocas que não fazem desporto!

5

A proximidade entre as várias favelas (ocupando, por norma, os morros no centro da cidade) e os bairros chiques do Rio de Janeiro (na parte plana, junto à baía) impressiona, na certa, qualquer turista.

Ainda assim, é interessante ver como os cariocas convivem muito bem com esta geografia, e a verdade é que, ao contrário do que eu pensava, não se sente qualquer sensação de insegurança em bairros como Ipanema e Leblon, mesmo à noite (já aqui tive oportunidade de dizer que Copacabana, apesar da sua fama mundial, é um bairro que exige alguma atenção redobrada, principalmente à noite).

6

No meu último dia no Rio tinha pensado subir ao Pão de Açúcar e deliciar-me com a vista sobre a cidade. Mas depois da água de côco na praia de Copacabana, veio um suco no Bibi, uns salgados e um "chopp" no Bracarense, um filet mignon com arroz, batatas e feijão preto no Jobi e um café e chocolates no Garcia e Rodrigues... E quando démos por nós já eram quase 6h da tarde e, de "boteco" em "boteco", tínhamos passado um dia bem "gostoso" (mas o Pão de Açúcar nem vê-lo).

Sem comentários: