quarta-feira, 17 de novembro de 2010

São Paulo... again

Últimos dias em São Paulo, onde aproveito para fazer as últimas compras e despedir-me dos amigos que tão calorosamente me acolheram durante este mês fantástico.

São Paulo é um aglomerado de prédios, de ruas, de carros e de pessoas... mas é também uma cidade muito verde (com grande destaque para o maravilhoso parque de Ibirapuera), com muitos restaurantes "bacana", bom comércio (os produtos importados são caríssimos!), grande animação cultural e bairros para todos os gostos.

Como todas as grandes cidades brasileiras, São Paulo tem graves problemas de segurança (apesar de ter muito menos favelas dentro da cidade do que o Rio de Janeiro) - por isso, os condomínios mais abastados são murados, gradeados e fortemente policiados; a maioria dos bairros de vivendas tem um "guarda" estrategicamente posicionado para "controlar" as entradas e saídas; ninguém circula no centro da cidade (cenário muito degradado e mal frequentado) a partir de uma certa hora, etc.

Mas, ao contrário do que eu pensava, também é uma cidade em que se passeia livremente nos parques e em muitos bairros, em que se pode circular de carro durante o dia com as janelas abertas, em que o metro é bastante seguro... enfim, uma cidade em que se aprende a viver pacificamente no dia-a-dia sem sobressaltos de maior (e com alguma sorte, claro está).

Sem comentários: