sábado, 13 de novembro de 2010

Breves notas sobre Florianópolis

Por estes dias tenho estado a explorar Florianópolis, como já se devem ter apercebido pelas fotos abaixo, pelo que é chegada a hora de escrever algumas notas breves sobre o meu novo destino.

Florianópolis, carinhosamente conhecida por Floripa, é a capital do estado de Santa Catarina, no sul do Brasil.

Esta capital tem a particularidade de ser uma pequena ilha (de 439 kms quadrados, 40% deles cobertos pela Mata Atlântica) no Oceano Atlântico, com 42 praias (sim, é isso mesmo, tem 42 praias oficiais, para todos os gostos!). A ilha divide-se, assim, em pequenos aglomerados urbanos, grandes extensões verdes e inúmeras praias de tamanhos e características diferentes.

Apesar de estarmos fora da "temporada oficial" (de Dezembro a Abril), tenho passado uns dias bem agradáveis a explorar os vários recantos da ilha, ora para norte, ora para sul. O maior problema tem mesmo sido o intenso tráfego - quem diria que uma ilha tão pequena e paradisíaca podia ser tão congestionada...

Interessante, também, tem sido descobrir as inúmeras maneiras diferentes de cozinhar (e comer!) ostras e camarões (que delícia!).

Ah, e noutro registo... haviam de ver a quantidade de igrejas (e cultos religiosos em geral) e de centros comerciais em Floripa!

2 comentários:

Pai disse...

Tenho reparado que nestes teus apontamentos em terras brasileiras, falas com muita frequência na comida.... (e, pelo que tenho lido, tens andado a "manjar" bem...)
Talvez por isso (ou melhor, em consequência disso...) não tens posto aqui fotos tuas...
(nem sequer no tal fato de banho que compraste propositadamente para levares para o Brasil... será que já não cabes nele????)
Pai

kel disse...

Nem imaginas quanta comida e bebida...! Mas como dizem os brasileiros, dieta só quando eu chegar a Portugal!