domingo, 25 de outubro de 2009

Ernest Hemingway

Quando estive em Miami / Key West no início do mês tive oportunidade de ir visitar a casa de Ernest Hemingway (a principal atracção de Key West).

Ernest Hemingway nasceu em Oak Park, um subúrbio de Chicago (o mesmo bairro onde viveu Frank Llyod Wright,o arquitecto mais famoso de todos os tempos) e viveu em Key West durante quase 10 anos com a sua mulher-número-2 (que, diz-se, era uma das melhores amigas daquela que foi a sua primeira mulher).

Os anos passados em Key West foram o período mais produtivo da sua carreira (e da sua vida boémia, naturalmente), mas entretanto estalou a guerra civil espanhola e Hemingway decide viajar para lá como jornalista.

O regresso de Espanha marcou também o seu segundo divórcio. A casa de Key West é atribuída à sua ex-mulher e filhos, e Hemingway muda-se para Cuba com a mulher-número-3 (a penúltima).

A casa de Key West regressa à sua posse aquando da morte da sua ex-mulher, mas ele nunca mais lá viveu e, mais tarde, os seus descendentes decidem transformá-la em museu.

Curiosidade: Hemingway era extremamente supersticioso. Uma das suas manias era coleccionar gatos com 5 e 6 "dedos" (em vez dos normais 4), ou seja, gatos com "polegares". Ainda hoje, existem mais de 40 gatos a viver na casa de Key West, descendentes dos que lá viveram com ele - por todo o jardim existem pegadas de gatos e casotas para os abrigar. Ah, e os guias que fazem a visita guiada à casa sabem o nome de todos os gatos (que são tratados que nem realeza)!

Sem comentários: