quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Parte I

BARACK OBAMA...

Na 3f, revolucionou a nossa percepção dos americanos e transformou a cidade de Chicago numa festa imensa.

O Grant Park “vestiu-se” a preceito para receber as mais de 200 mil pessoas que decidiram aparecer para, in loco, festejarem o momento histórico da eleição de Obama.

O parque estava dividido em 2 partes – a zona vedada, acessível apenas a convidados, onde foi colocado o palco de onde Obama discursou (diz que protegido por um vidro à prova de bala), e uma zona acessível a todos, onde foram colocados ecrãs de televisão gigantes, sintonizados na CNN.

Ao longo do dia, os chicaguenses foram saindo mais cedo dos seus empregos e, depois de terem ido votar, foram-se juntando em grupos, aqui e ali, em frente à televisão. A cidade foi ficando gradualmente deserta na maior parte das zonas a partir das 6 da tarde, mas a zona do Grant Park fervilhava de gente, movimento, emoção, energia, história...

Surpreendemente, a vitória começou a desenhar-se cedo e, contrariamente ao que tem acontecido nas últimas eleições, os analistas políticos estavam apenas à espera que as urnas fechassem na costa oeste (10h da noite em Chicago) para poderem anunciar a sua projecção de que Obama iria ser eleito.

Milhares e milhares de pessoas, num fluxo contínuo, começaram gradualmente a movimentar-se para aquele que seria o clímax da noite. Também eu me desloquei, por volta das 9h30 da noite, para o Grant Park, para não perder pitada do ambiente histórico que se vivia. Cheguei, aliás, lá uns instantes antes da CNN projectar que Obama seria o vencedor da noite – e foi o delírio total entre as milhares de pessoas presentes, um barulho ensurdecedor, um “tremor” interno de emoção!

Sem comentários: