domingo, 13 de dezembro de 2009

Social Networks

As férias de Natal estão já aí ao virar da esquina, mas antes de embarcar para Lisboa ainda tenho que tratar de imensas coisas, tais como empacotar o recheio da casa (vou mudar para um apartamento novo no início do próximo ano - ano novo, vida nova!) e acumular umas quantas horas de formação online para cumprir com os parâmetros estabelecidos anualmente pela empresa.

Por isso, nas últimas semanas tenho passado partes do dia de auscultadores nos ouvidos a fingir que presto atenção aos vários cursos online em que "fui obrigada" a inscrever-me.

Os temas são os mais variados possíveis (confesso que o meu critério normal de selecção dos cursos é o horário e não o tema em si) - um destes dias, curiosamente, a formação era sobre a linha cada vez mais ténue entre a esfera pessoal e a esfera profissional devido ao uso generalizado das várias social networks (Facebook, Twitter, etc.).

Os dados apresentados eram impressionantes (e eu que nem ligo nenhuma a social networks!) - a rádio demorou 38 anos a atingir 50 milhões de ouvintes, a tv demorou 13 anos para atingir o mesmo número de espectadores, a internet precisou de 4 anos e o Facebook atingiu a fasquia dos 100 milhões de utilizadores (ou seja, o dobro) em menos de 9 meses... Já para não falar que desde Abril deste ano o Twitter tem recebido cerca de 20 milhões de visitantes por mês.

E como o Estado da Califórnia está na vanguarda das novas tecnologias (o próprio Governador, Arnold Schwarzenegger, é um acérrimo utilizador do Twitter, a título institucional mas também pessoal), uma das convidadas da formação era, precisamente, da sua equipa (o que foi uma lufada de ar fresco, porque a maior parte das formações são dadas internamente).

2 comentários:

Rita disse...

E isso nao te conveceu a aderir ao facebook?

kel disse...

Sim... no próximo ano. :-)

PS - Foram mais os amigos, na verdade, que me foram convencendo.