terça-feira, 7 de julho de 2009

Napa Valley

Napa Valley é a principal região do wine country.


O cenário é de cortar a respiração, a fazer lembrar a região vinícola do Douro e as suas extensas vinhas em socalcos. Aqui também existem vinhas e vinhas até perder de vista. Ao longo da estrada principal encontram-se as quintas, as chamadas "wineries", onde o vinho é produzido.



Começámos o dia na pequena cidade de Napa e, daí, fomos avançando pela estrada fora. A primeira paragem foi na quinta (francesa) Domaine Chandon (onde se produz vinho e champagne, naturalmente). Seguiram-se mais 3 ou 4 até ao fim do dia (veio mesmo a calhar eu não ser a condutora de serviço nesse dia...!).


Existem várias wineries à direita e à esquerda da estrada principal. Muitas delas oferecem provas de vinhos (nem todas são gratuitas), razão pela qual os turistas vão parando ora numa, ora noutra.
Algumas das wineries também proporcionam visitas guiadas à quinta e aos vários armazéns de produção do vinho, dando informações detalhadas sobre o processo em si e sobre o vinho em geral.

2 comentários:

Pai disse...

pois é! aqui nunca tiraste um fim ded semana para ir passear ás quintas do Douro (ou ao Alentejo, vá lá, não quero parecer um regionalista fundamentalista- que cacofonia!).
Aí até te passeias pela região vinícola, que (parece-me) quer fazer "vinho do Porto" a "martelo" (salvo seja). Modernices...
Pai

kel disse...

Esta região também tem, efectivamente, "vinho do Porto"... mas não passa de uma imitação barata!