terça-feira, 10 de junho de 2008

Euro 2008

Muitos textos se esperam aqui sobre o Euro 2008 (assim haja motivo para os escrever), mas queria deixar-vos aqui um cheirinho das diferenças culturais que saltam já à vista.

Como toda a gente sabe, desde o início da era Scolari que não há ninguém que, durante um Euro ou um Mundial, não tenha o seu cachecol no emprego ou a sua bandeira pendurada na janela. Para além disso, não há bar / restaurante / tasca que não esteja a exibir todos os jogos do Euro.

Pois bem, por cá, como podem imaginar, não há bandeiras penduradas nas janelas nem cachecóis nos escritórios - a minha bandeira (gigante) é a única que se avista neste escritório (acho que ainda ninguém se apercebeu, sequer, que o Euro está a decorrer...).

Para além disso, antes de ir almoçar a qualquer lado (os jogos aqui dão às 11h da manhã e à 1h45 da tarde), é preciso ligar para o restaurante e perguntar, expressamente, se eles podem pôr UMA das televisões a dar o jogo.

Claro que estamos a falar daqueles bares / restaurantes tipicamente americanos, cheios de televisões por todo o lado, que só passam basebol (por esta altura) e que, então, lá se compadecem a pôr uma das dezenas de tvs a passar o jogo de futebol só mesmo para mim...

O pedido deve ter sido considerado tão estranho que o próprio gerente do restaurante veio entretanto "conhecer" a rapariga que tinha ligado para lá a pedir para exibirem o jogo na sua hora de almoço e quis saber tudo sobre o meu interesse no Holanda - Itália (isto de eu ser tuga em vez de holandesa ou italiana estava a ser demasiado para ele perceber exactamente o que se estava ali a passar...).

Para além disso, também fiz um especial pedido à minha empresa para exibirem os jogos nas tvs que existem nas áreas comuns (tipo cozinha) em vez de estar sempre na CNN... e, guess what? o pedido foi aceite! :-)

Por esta altura, já devo ser considerada a freak do futebol...! Ao menos é por uma boa causa! :-)

Sem comentários: