Martin Luther King Jr. nasceu a 15 de Janeiro de 1929 e foi assassinado a 4 de Abril de 1968.
Dedicou a sua vida à defesa dos direitos civis da comunidade negra e, em reconhecimento pelo seu papel na história da América, a terceira 2 f de Janeiro (este ano, o dia de hoje, precisamente) é-lhe dedicada.
Aproveitando o facto do escritório estar fechado, decidi ir assistir a alguns dos eventos oficiais de comemoração do dia em causa e, já agora, aprender um pouco mais de história americana. Assim, esta tarde fui conhecer o Chicago History Museum, que tinha um programa especialmente concebido para homenagear o Dr. King (como é por aqui "carinhosamente" tratado).
Comecei por assistir a um concerto magnífico do Chicago Chamber Choir - música ora tradicional "de igreja" ora mais gospel, por vezes entrecruzada com pequenos textos sobre o "pastor" Dr. King (Dr. King era "minister" da Igreja Baptista em Montgomery).
De seguida, 2 actores protagonizaram uma recriação de uma conversa imaginária entre Dr. King e Malcolm X (aquele defendendo a sua visão de luta não violenta, este mais a favor de uma luta revolucionária) e, por fim, uma recriação do seu famoso "I have a dream..." discurso, que quase levou a audiência às lágrimas, de comoção.
Foram umas horas muito bem passadas, devo dizer!
Aproveitei, ainda, para ver o museu propriamente dito, mas isso merece um post à parte...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Já sabia que era feriado pelas Americas, mas de facto achei estranho ser novamente numa segunda, pois o ano passado tinha também sido a uma segunda... Não tinha entendido porque...!!!
Grande homem...
Uma questão... Que tal o tempo por ai??? Tenho visto que basicamente está frio... Mas muito frio...
Enviar um comentário