quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Flórida

Ontem à noite assistimos às primárias na Flórida - do lado dos democratas ganhou a senhora Clinton e do lado dos republicanos ganhou o experiente McCain.

Estas primárias tiveram , no entanto, o seu quê de originalidade, por 2 motivos essenciais:

- Os democratas alteraram as regras do jogo (como se o sistema político americano fosse, só por si, fácil de entender!) e não havia delegados para atribuir, pelo que, de uma forma geral, nem campanha a sério foi feita pelos respectivos candidatos - não deixa, no entanto, de ser uma vitória expressiva da Hil, que a equipa do Obama tenta, agora, menosprezar ao máximo (John Edwards, o outro candidato, decidiu entretanto desistir da corrida);

- Do lado dos republicanos, grandes expectativas estavam centradas no resultado que poderia ter Rudy Guiliani, que esteve (apenas) na Flórida a fazer campanha durante os últimos meses (provavelmente alguns ainda terão presente o papel preponderante que este Estado teve nas últimas eleições presidenciais, garantindo o lugar ao Sr. Bush) - o resultado foi, no entanto, tão desanimador, que Giuliani decidiu, sem mais, afastar-se da corrida e ainda hoje vai oficialmente dar o seu apoio a McCain.

Ponto de situação: neste momento, os republicanos estão praticamente decididos quanto ao seu candidato - John McCain - ainda que Mitt Romney ainda esteja na corrida; do lado dos democratas, tudo permanece em aberto entre a Hil e o Obama.

Na próxima semana decorrerão primárias em vários Estados ao mesmo tempo (a famosa Super Tuesday) e vamos ver como as coisas evoluem... Aqui em Chicago já começaram os tempos de antena do Obama (que é um "filho da cidade").

Sem comentários: