terça-feira, 31 de agosto de 2010

Maneiras à mesa

Este domingo fui a (mais) um casamento americano, e lá pude constatar, uma vez mais, que os americanos não têm por hábito usar faca às refeições...

É estranho, mas é verdade... a maior parte dos americanos que conheço tem uma relação muito pouco-próxima com a faca, como se o garfo e a faca não fossem uma parelha inseparável. Aliás, quase todos os dias, ao almoço, tenho que pedir uma faca (nos restaurantes meio de fast-food, só o garfo é disponibilizado automaticamente com o prato).

Que os americanos não usem faca quando comem pasta ou salada e é um ambiente informal (e.g. almoço entre amigos), ainda-vá-que-não-vá. Mas que não usem faca ao jantar ou em qualquer ambiente mais formal, desculpem, mas não me consigo habituar à ideia. E quando dizem que, se não for preciso cortar nada, a faca não é precisa, ainda me deixam mais maluca! (já sou conhecida por estas bandas como a maníaca das facas).

Maníaca ou não, a verdade é que os números falam por si... no domingo, os pratos principais eram salmão ou peito de frango (um ou outro, nada de múltiplos pratos como os casamentos portugueses).

Ora eu diria, à partida, que não só é de bom tom usar a faca e o garfo (dada a cerimónia em causa, etc), como me parece que a faca "vem mesmo a calhar" para cortar tanto a carne como o peixe (se bem que, é verdade, não estivéssemos a falar de algo que precisasse de serrilha).

Pois bem, posso dizer-vos que das 7 pessoas sentadas na minha mesa, só 2 (incluindo eu) usaram a faca "a tempo inteiro" enquanto se comia o prato principal. E, claro, a técnica ia variando - uns usavam a a faca quando precisavam de cortar algum bocado de carne / peixe teimosamente maior mas voltavam a poisá-la de imediato (como se lhes ardesse nas mãos!), enquanto outros iam usando o lado do garfo para fazer as vezes da faca (e evitar usar a faca).

Como podem imaginar, a parte mais caricata é sempre no final, quando o prato já está meio vazio e os alimentos andam de um lado para o outro do prato sem conseguirem ser apanhados pelo garfo (ainda assim, nessas alturas, há quem use discretamente o dedo, para "aconchegar" a comida no garfo, em vez de agarrar na faca). Ele há cada coisa!

1 comentário:

Billy disse...

Gargalhadas para começar bem o dia! :D

O que é estranho é que, para a nossa cultura, deixar um bocadinho de comida no prato é sinal de boa educação (eu sou MUITO mal educada porque como tudo até ao final). Ou seja: nós, que temos a faca para aconchegar a garfada final, achamos que bem mesmo é deixar comida. Os americanos, que não usam muito a faca, nesse caso gostam do pratinho bem pré-lavado!

Ironias...