terça-feira, 31 de agosto de 2010

Maneiras à mesa

Este domingo fui a (mais) um casamento americano, e lá pude constatar, uma vez mais, que os americanos não têm por hábito usar faca às refeições...

É estranho, mas é verdade... a maior parte dos americanos que conheço tem uma relação muito pouco-próxima com a faca, como se o garfo e a faca não fossem uma parelha inseparável. Aliás, quase todos os dias, ao almoço, tenho que pedir uma faca (nos restaurantes meio de fast-food, só o garfo é disponibilizado automaticamente com o prato).

Que os americanos não usem faca quando comem pasta ou salada e é um ambiente informal (e.g. almoço entre amigos), ainda-vá-que-não-vá. Mas que não usem faca ao jantar ou em qualquer ambiente mais formal, desculpem, mas não me consigo habituar à ideia. E quando dizem que, se não for preciso cortar nada, a faca não é precisa, ainda me deixam mais maluca! (já sou conhecida por estas bandas como a maníaca das facas).

Maníaca ou não, a verdade é que os números falam por si... no domingo, os pratos principais eram salmão ou peito de frango (um ou outro, nada de múltiplos pratos como os casamentos portugueses).

Ora eu diria, à partida, que não só é de bom tom usar a faca e o garfo (dada a cerimónia em causa, etc), como me parece que a faca "vem mesmo a calhar" para cortar tanto a carne como o peixe (se bem que, é verdade, não estivéssemos a falar de algo que precisasse de serrilha).

Pois bem, posso dizer-vos que das 7 pessoas sentadas na minha mesa, só 2 (incluindo eu) usaram a faca "a tempo inteiro" enquanto se comia o prato principal. E, claro, a técnica ia variando - uns usavam a a faca quando precisavam de cortar algum bocado de carne / peixe teimosamente maior mas voltavam a poisá-la de imediato (como se lhes ardesse nas mãos!), enquanto outros iam usando o lado do garfo para fazer as vezes da faca (e evitar usar a faca).

Como podem imaginar, a parte mais caricata é sempre no final, quando o prato já está meio vazio e os alimentos andam de um lado para o outro do prato sem conseguirem ser apanhados pelo garfo (ainda assim, nessas alturas, há quem use discretamente o dedo, para "aconchegar" a comida no garfo, em vez de agarrar na faca). Ele há cada coisa!

domingo, 29 de agosto de 2010

Luau Boat Party

Na passada 5f, o meu escritório organizou uma festa de Verão num barco.

Embarcámos ao fim da tarde e estivémos umas 3 horas a navegar no lago Michigan, numa festa organizada ao estilo hawaiano. Aqui ficam algumas fotos da maravilhosa vista.










terça-feira, 24 de agosto de 2010

Férias




De volta...

... a Chicago.

domingo, 8 de agosto de 2010

Férias

Fechado para férias por 2 semanitas.

sábado, 7 de agosto de 2010

Concertos

Antes de ir de férias, uma pequena nota quanto a concertos nos States:

- Começam e acabam mais cedo do que em Portugal (por exemplo, o Lollapalooza - que está a decorrer este fds em Chicago - começa por volta do meio-dia e acaba às 22h);

- Servem de pretexto para grandes bebedeiras - não que seja improvável encontrar gente particularmente bêbada em festivais de música em Portugal (ou em qualquer outro sítio), mas confesso que ver bêbedos logo pela manhã, ainda antes dos próprios concertos começarem, não deixa de ser estranho;

- Os bilhetes são bem mais caros - pelos 3 dias do Lollapalooza paguei $215;

- Vários dos concertos a que assisti nos States não tiveram encore (sempre achei que umzinho era da praxe) - talvez por isso, quando as bandas acabam de tocar, o público não grita pelo "bis" (onde já se viu, em Portugal, não se fazer um barulho tremendo até à banda regressar ao palco para o encore!);

- E aquilo que mais me custa a perceber - quando o concerto acaba, o mais provável é que uma parte significativa do público já tenha saído do recinto. Esta noite, por exemplo, no concerto dos Green Day, o fluxo de saída começou antes mesmo do encore, e a meio do encore já cerca de 1/3 das pessoas tinha saído. Mas não pensem que acontece só com os festivais de música - de cada vez que vou a um jogo (de basketball, de baseball, etc) ou ao teatro, é exactamente a mesma coisa (para evitar o trânsito do fim do espectáculo, ouvi dizer). Mas pagar mais de $200 pelo bilhete do Lollapalooza e não ficar até ao fim do concerto das melhores bandas... crazy!

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Lollapalooza

Pelo segundo ano consecutivo, comprei bilhetes para um dos maiores festivais de música dos States, o Lollapalooza, que começa esta 6f.

Este ano, vamos ter a Lady Gaga, The Strokes, Soundgarden, Green Day, Phoenix, MGMT, Erykah Badu, Cypress Hill, Gogol Bordello, Empire of the Sun, 2ManyDJs e muitos mais.

Vão ser 3 dias de boa música (e muita poeira!), e eu já estou em estágio!

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Dolce fare niente

Fim-de-semana de completo lazer e de grandes caminhadas pelos vários bairros de Chicago (o que também incluiu uma visita ao jardim zoológico).

PS - Adorei os macacos (especialmente os que tinham uma crista de pêlo no meio da cabeça)!