domingo, 28 de fevereiro de 2010

Winter Olympics

Diz que os Jogos Olímpicos de Inverno acabaram hoje. Confesso que o evento me passou, literalmente, ao lado, apesar de ser aqui no país vizinho.

O problema começa logo por eu nem perceber metade dos desportos em competição. E, convenhamos, quando se tem de recorrer constantemente ao google para se perceber do que se fala esta gente, a coisa torna-se desmotivante!

Por exemplo, horas antes da abertura oficial dos Jogos morreu um "luger" - o que raio é um luger?? Depois li que a equipa holandesa de bobsleigh tinha desistido da corrida - mais uma vez, completa ignorância da minha parte. Já para não falar daqueles desportos tipo curling e afins que, apesar de já ter ouvido o nome e ter uma ideia muito vaga do que se trata, não percebo minimamente como funcionam.

Mas uma coisa percebi durante estes dias: a rivalidade USA - Canadá esteve ao rubro durante os Jogos e foi com grande pesar que a equipa americana de hóquei no gelo viu a medalha de ouro escapar para os vizinhos canadianos, numa final muito antecipada e sofrida (segundo ouvi dizer).

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Mobília Nova II

Primeiro, foi a excitação de receber a nova mobília - já estava a imaginar a quantidade de jantares e festas que agora poderia passar a organizar lá em casa (enfim, projectos há sempre muitos... vai faltando tempo e alguma iniciativa).

Depois, a desilusão de perceber que faltavam uns buracos para enfiar os parafusos numa das cadeiras...

Mas não pensem que desisti logo! Ainda dei por mim a pensar em cenários alternativos (amigos que pudessem ter black & deckers, etc.). E claro, liguei para a loja que me vendeu a mobília. Ficou combinado que iriam passar lá por casa para analisar a situação (tive mesmo a sensação que acharam que eu, por ser mulher, mal sabia do que estava a falar!) e, se necessário, comprometiam-se a trocar o conjunto.

Claro que só demorou 1 minuto, depois de terem analisado as peças, para me darem razão. E à excitação inicial seguiu-se a frustação de ver a mobília nova sair pela mesma porta 2 dias depois de ter chegado e a confirmação de que o novo conjunto só poderá ser entregue no início da próxima semana...

Não que eu não possa esperar mais uns diazitos... mas no calor da emoção de ter uma verdadeira mobília de jantar já tinha convidado uns amigos para almoçarem lá em casa este domingo. Por motivos alheios à minha pessoa, o almoço-para-estrear-a-mobília-nova acabou de ser converter em almoço-volante-de-despedida-da-mobília-antiga.

Cenas do próximo capítulo na próxima 3f!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Mobília Nova

Há já uns tempos que a minha mobília de jantar (que, na verdade, não passa de uma mesa e de umas cadeiras de jardim que eu "converti" em mobília de jantar) me andava a "incomodar" - não é muito prática, muito menos confortável, e a única coisa positiva que tem é dar com a cor do sofá... o que, convenhamos, até dá jeito mas não é propriamente um critério prioritário!

A verdade é que esta mobília nunca foi muito usada na casa antiga (o balcão da cozinha servia para a maior parte das refeições, mesmo quando tinha visitas) - mas, agora, na casa nova, adquiriu um papel de destaque na sala e passou a ser utilizada diariamente.

Por isso, apesar do pouco tempo que me resta por cá (que também ainda não sei bem quanto será), decidi fazer um investimento extra, a bem da saúde das minhas costas!

E voilà, chegou esta tarde o meu novo conjunto de jantar! Ainda não consegui montar todas as peças, mas parece-me ideal para o espaço disponível e, claro, para ter convidados.

PS - O único senão é que uma das cadeiras veio sem os buracos para enfiar os parafusos... tenho que cravar um black & decker a alguém...

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Trump Tower

O 2º edifício mais alto de Chicago - a Trump Tower - é uma torre com mais de 90 andares, construída pelo famoso milionário Donald Trump.

As obras começaram pouco antes de eu me ter mudado para Chicago e, como a minha casa tinha vista para o edifício, fui sempre acompanhando a evolução da construção. E apesar de ser difícil de acreditar, a verdade é que as obras não demoraram mais de 2 anos!

O edifício em si é lindíssimo, todo espelhado, e o sítio é privilegiado, mesmo à beira do rio Chicago (que atravessa a cidade) e com vista para a ponte Michigan, a ponte mais central de Chi-Town.

Ontem, pela primeira vez, fui à Trump Tower beber um copo depois de jantar, e confesso que não fiquei nada desiludida. O objectivo era ir ao bar panorâmico do 16º andar, mas como esse estava fechado tivémos que nos contentar com o bar à entrada do hotel. Ainda assim, a vista é impressionante!

PS - Foi em Chicago que aprendi a gostar de ir a bares de hotéis! É uma das boas recordações que um dia levarei de Chi-Town.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Prova de vinhos

O inverno em Chicago costuma ser fértil em provas de vinho e eventos do género.

Ontem fui à minha primeira prova de vinhos de 2010 (confesso que já tinha saudades!), e foi um fim de tarde muito bem passado.

2 horas, 35 vinhos de várias partes do mundo (infelizmente, nenhum vinho português) dispostos em meia dúzia de mesas diferentes.

Escusado será dizer que o tempo não deu para tudo, mas ainda provei uns vinte e tal vinhos. E à saída aproveitei para ir à pequena loja da enoteca e comprar um vinho alentejano (só para matar a saudade).

domingo, 14 de fevereiro de 2010

All-Star NBA Game

Esta noite, os melhores jogadores da NBA juntaram-se para o all-star game - east vs. west.

Lá estavam LeBron James, Dwight Howard, Carmelo Anthony e Pau Gasol, entre muitos outros.

E... Derrick Rose, o primeiro jogador dos Chicago Bulls a ser convocado para um all-star game desde Michael Jordan, em 1998.

E bem que ele merece! É bastante jovem, ainda mal começou a sua carreira profissional na NBA e já demonstra ser uma verdadeira estrela em ascensão.

Ah, a east coast ganhou por 2 pontos (foi um jogo bem renhido, apesar de ter sido "a feijões"). E estavam mais de 108 mil pessoas no estádio (um recorde de assistência em jogos de basketball até à data).

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Asian Carp

Facto: A região dos Grandes Lagos (incluindo Chicago) está na rota da carpa asiática.

Problema: A carpa asiática é um predador particularmente agressivo, que vai destruindo as outras espécies por onde passa, e reproduzindo a uma velocidade assustadora. Tal facto, naturalmente, tem trazido bastante preocupação ao governador de Chi-Town.

Medida brilhante: Depois de muitas discussões sobre a melhor estratégia para combater a praga, foi decidido... envenenar o canal entre o rio Chicago e o Lago Michigan!

Resultado: A ideia (que, convenhamos, é bastante insólita, no mínimo) teve o efeito oposto do pretendido - matou várias espécies de peixe mas deixou intactos os cardumes da carpa asiática.

Reincidência: Qual não é, portanto, o meu espanto, quando leio a semana passada no jornal que Chicago está a ponderar voltar a envenenar o rio para combater a praga da carpa asiática...

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Super Bowl

O Carnaval chegou 1 semana mais cedo a New Orleans... com a vitória (inédita e absolutamente inesperada) dos Saints frente aos Colts de Indianapolis na Super Bowl (i.e. a final do campeonato de futebol americano).

Mais uma vez, a Super Bowl mostrou que continua a ser um fenómeno - é um dos eventos desportivos mais vistos a nível mundial, e o espaço comercial mais caro da história da televisão (cada anúncio de 30 segundos é um balúrdio!).

Por isso, à boa maneira dos desportos americanos, todo o espectáculo à volta do jogo é aguardado com igual ansiedade, desde as inúmeras horas de cobertura televisiva pré-jogo (estamos a falar de maratonas televisivas que começam de manhã bem cedinho e se prolongam até à hora do jogo, ao fim da tarde), até aos vários anúncios que são exibidos durante o jogo, passando, claro, pelos momentos musicais e de entreternimento.

E claro, as usual, no dia seguinte todos davam os seus palpites em relação ao "melhor anúncio" da Super Bowl.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A (des)vantagem da eficiência

Já se sabe que o inverno por terras de Chi-town é particularmente rigoroso (não que esteja a ser propriamente o caso este ano, como já aqui relatei, mas bem me lembro daquela semana o ano passado em que as temperaturas reais rondavam os 40º negativos).

Temos neve e frio com abundância, dias em que mal se consegue pôr o nariz fora de casa, dias em que até respirar custa, dias em que em poucos minutos na rua deixamos de sentir partes do corpo, dias em que penso que devia estar seriamente louca quando decidi vir viver para a região do Midwest.

E acham que o escritório alguma vez fecha (quem me dera!), os autocarros deixam de funcionar, as pessoas deixam de sair, ou o aeroporto encerra...? NUNCA! A máquina está demasiado bem montada e oleada, e as ruas e os passeios começam a ser limpos antes mesmo de parar de cair a neve.

Já no resto do país... às vezes, é o caos (e por muito menos do que cá, entenda-se)!

É o caso, por estes dias, de Washington. Uma tempestade de neve um pouco maior do que o normal deixou toda a costa este num completo caos... populações sem luz, carros que não circulam porque as estradas estão cheias de gelo, escritórios fechados, aeroportos encerrados, supermercados "pilhados". Há 3 ou 4 dias que cidades inteiras (incluindo a capital!) estão completamente imobilizadas face à falta de estrutura para lidar com a situação.

Aqui em Chi-town, o máximo que se consegue é um email interno a avisar que se espera uma violenta tempestade de neve mas que o escritório vai, OBVIAMENTE, estar aberto (nunca o escritório fecha por razão nenhuma, snif, snif). Curiosamente, no resto do país passam a vida a fechar escritórios com a desculpa do mau tempo (que, na grande maioria das vezes, nunca é tão mau como cá).

Culpa da eficiência de Chicago, está visto... Quem é que lhes manda ter todo este know-how...?

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Elixir do Amor

Esta semana fui à Ópera, ver "O Elixir do Amor". Foi uma estreia (em Chicago, entenda-se).

Confesso que não sou grande apreciadora do estilo, mas desta vez era uma comédia - quem diria que as óperas também podiam ser divertidas...? - e gostei bastante de tudo. E o edifício é lindíssimo, todo dourado por dentro.

PS - Ainda dormitei um pouco na primeira parte, confesso (já pareço o meu pai quando se senta em frente à televisão!).

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Sem razão para queixumes

Já repararam como este ano quase não me queixo do inverno?

Não que me tenha adaptado assim tão rapidamente às temperaturas negativas (se bem que qualquer coisa que seja acima dos 5º negativos "já é para meninos"!), mas este ano o inverno está a ser incrivelmente ameno.

Acho, aliás, que o tempo no resto do país tem sido bem pior do que aqui: a Califórnia tem sofrido chuvas intensíssimas, a Flórida anda a morrer de frio, e até o Texas já deve ter tido mais neve do que Chicago!

Verdade seja dita que Chicago ainda não concorre na mesma categoria que Lisboa, mas já não deve andar nada longe das temperaturas normais de Trás-os-Montes (o que, para nós, equivale a temperaturas primaveris, entenda-se).

No meio disto tudo, ainda mal tive que ligar o aquecimento central na minha casa nova - coisa inédita em Janeiro em Chicago!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Justiça

Vai começar o julgamento do Concorde que se incendiou há 10 anos atrás após a descolagem em Paris.

Já foi anunciado que o julgamento durará 4 meses, apesar das 90 toneladas de processo e do facto das audiências terem de decorrer em 3 línguas.

No mesmo site estava uma notícia sobre o caso "Casa Pia", que se arrasta em tribunal há 5 anos...

Que diferença na justiça!

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Acordo Ortográfico

Acabei de ler a seguinte notícia num site português:

"EUA: Embaixador designado para Lisboa quer portugueses mais recetivos aos Estados Unidos."

E não, não é a mesma coisa com isto do acordo ortográfico... Instalou-se uma tristeza em mim ao ver os (primeiros) efeitos deste (ridículo) acordo... sinto-me como se estivessem a profanar a minha língua (e eu, sendo emigrante, bem sinto na pele o que custa mantê-la "afiada" e não ceder à tentação de utilizar palavras estrangeiras a torto e a direito).

PS - E o que vai acontecer às centenas de palavras diferentes entre as duas "línguas"? De cada vez que estou com os meus amigos brasileiros aprendo uma palavra nova e descubro mais uma maneira diferente de dizer as mesmas coisas, por isso não auguro nada de bom para este acordo.