segunda-feira, 30 de novembro de 2009

domingo, 29 de novembro de 2009

Glee

Tudo começou com uma campanha de marketing muito bem montada (um pouco à semelhança do que foi feito, por exemplo, a propósito da estreia do filme “Forgetting Sarah Marshall”).

Não havia cartaz na rua ou autocarro que não anunciasse “Glee”. Aos poucos, o nome foi-se instalando, sem que grandes pormenores tivessem sido adiantados.

Quando o episódio piloto foi (finalmente!) exibido, foi o início da loucura.

Não consigo explicar o sucesso da série. Aliás, é difícil explicar o próprio conceito: um misto de musical com dramas próprios de adolescentes, uma espécie de “Fame” passada num liceu igual a tantos outros, a equipa de futebol e o resto dos miúdos “cool” vs. os “ratos de biblioteca” que fazem parte do clube musical (que, afinal, se tornam o grupo "cool"). Curiosamente, a receita resulta e a série até é interessante.

Uma coisa é certa: não deve haver outra série de televisão da grelha de Outono / Inverno que tenha suscitado tanto interesse e, principalmente, que tenha sabido manter as expectativas (tão) altas. E a nível comercial também se tem revelado um sucesso: as versões de músicas famosas que são cantadas nos vários episódios são rapidamente catapultadas para o top de vendas no dia seguinte.

Basta pensar que um destes dias, quando o campeonato de basebol estava mesmo no final e se jogavam os jogos decisivos da World Series, a CNN tinha no site um artigo chamado “Why the World Series is better than Glee?” onde se comparavam os 2 grandes fenómenos do momento (a final de basebol e os episódios do Glee). Ah, claro que os actores-cantores do Glee foram entretanto acrescentados à lista de artistas convidados para actuar na World Series.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Jantar Real

Os Obamas deram o seu primeiro jantar oficial na Casa Branca! E, claro, hoje não se tem falado de outra coisa.



Os convidados (celebridades, políticos, artistas, num total de 335), a tenda gigante que foi montada no jardim para a ocasião (porque a sala de jantar oficial da Casa Branca só recebe cerca de 140 pessoas), o menu (comida vegetariana, de inspiração americano-indiana, para homenagear os convidados principais, que até incluía vegetais da horta da Casa Branca), os convidados musicais (a Jennifer Hudson estava muito honrada com o convite), as flores... e, claro, os vestidos das senhoras, com Michelle Obama a receber rasgados elogios pela sua escolha (o estilista escolhido foi, claro, um americano nascido na Índia).

Apesar de já não ir a tempo de jantar na Casa Branca, vou (também eu) festejar o Thanksgiving à capital!

Até para a semana!

De regresso

Sarah Palin, candidata republicana a vice-presidente nas últimas eleições presidenciais, está de volta.

Demitiu-se do cargo de governadora do Alasca, escreveu uma biografia e anda em campanha eleitoral para angariar apoio para as eleições presidenciais de 2012, perdão, a promover o seu livro e ouvir o que o "americano comum" (como ela) tem a dizer sobre o rumo do país, o estado da economia e a política externa.

A estratégia de promoção do livro é, no mínimo, estranha - o seu enorme autocarro de campanha vai, propositadamente, evitar todas as grandes cidades (qual NY, Chicago, SF ou LA?) e parar apenas em "pequenas" terras (proporção americana, naturalmente - não que ela vá a cidades do tamanho de Chaves) e bases militares.

Entrevistas, essas, têm sido mais do que muitas, especialmente para canais tipo Fox (declaradamente republicano e fortemente conservador) e outros simpatizantes das suas ideologias, onde pode discursar à vontade a meia dúzia de baboseiras que tem para dizer sobre a economia e o sistema de saúde americano.

Curiosamente, parece que continua a atrair multidões (diz-se que é muito carismática) e afigura-se, cada vez mais, uma alternativa credível (?) do lado republicano.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Nas bocas do mundo

O nome Adam Lambert não vos deve dizer nada, mas aqui tem andado na moda:

- Primeiro, por ter sido o vencedor antecipado da última edição do programa "American Idol" (acabou por ficar em 2º lugar, mas é bem mais famoso do que o verdadeiro vencedor);

- Segundo, por ter demonstrado, desde o início, uma certa ambiguidade em relação à sua orientação sexual (entretanto já assumiu publicamente a sua homossexualidade);

- Terceiro, porque tem sabido manter as expectativas altas em relação ao álbum que anda a preparar desde que o American Idol acabou (e tem sabido manter-se "na mira" da comunicação social).

Pois bem, Adam Lambert teve a honra de apresentar o seu primeiríssimo single, ao vivo, no passado domingo, nos American Musical Awards - repare-se que vários artistas actuaram no domingo, desde a Lady Gaga à Rihanna, passando pela Jennifer Lopez (muito comentada por ter caído a meio da coreografia) e pelo Jay Z, mas a última actuação da noite foi especialmente reservada para Adam.

E, claro, ele não fez a coisa por menos, com uma coreografia explicitamente sexual (incluindo um beijo gay e breves simulações de sexo oral) e uma actuação explosiva que, apesar de esperada, chocou os mais conservadores e tem suscitado um rol imenso de queixas contra o canal de televisão em causa.

Hoje li que um dos programas da manhã decidiu cancelar, de imediato, a actuação de Adam prevista para esta semana, por temer que não fosse apropriada para o seu público-alvo. Mas nada de ficar com pena - o moço foi logo contratado pelo programa da manhã concorrente e, entretanto, tem estado (mais do que nunca) nas "bocas do mundo"! Grande publicidade para o seu álbum!

domingo, 22 de novembro de 2009

Pré-Thanksgiving

Mais um fim-de-semana de sol e calor(zinho) em Chi-town. Nem o vento (nos) veio incomodar - coisa rara!

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O

Já se falava nisso desde o início da semana, mas finalmente ontem à tarde veio a confirmação: a Oprah decidiu não renovar o seu contrato com o canal de televisão CBS, pelo que o último episódio do "The Oprah Winfrey Show" vai para o ar no dia 9 de Setembro de 2011.

Mas não pensem que a Big O se vai reformar... o próximo projecto passa por ter um canal de televisão próprio (em parceira com a Discovery Communications Inc.), de seu nome OWN - Oprah Winfrey Network - que começará a emitir (nem mais!) em 2011, e onde novos talk shows são esperados.

Triste, triste, é o facto de ser quase certo que a Oprah vai deixar Chicago (cidade para a qual se mudou em 1984 para apresentar este programa).

Escusado será dizer que a notícia fez esta manhã a capa de todos os jornais e revistas. O-revoir!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Vampiros

Confesso que gostei imenso do filme Twilight e até li os 4 livros da saga, mas esta vampiromania está a ultrapassar todos os limites!

Se vissem a quantidade de séries de televisão e filmes que, nos últimos tempos, estrearam com histórias de vampiros... parece que já não se consegue fazer mais nada que não involva dentes afiados e pescoços mordidos!

Já para não falar na quantidade imensa de jornais, revistas, websites e talk-shows que, esta semana, se dedicam ao "culto" dos vampiros da saga Twilight - é que o filme New Moon estreia já esta sexta-feira e a data não tem passado despercebida em lado nenhum!

E a quantidade de coisas que se podem comprar com a cara dos actores, desde bonecos a cuecas...? Inacreditável, não há mesmo limites para a imaginação desta gente (nem para a carteira dos fãs)!

PS - Espero que depois desta estreia possamos todos voltar à nossa vida normal e ignorar este ambiente vampiresco até à estreia do próximo filme, algures em 2010!

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Desinformação

Quando os casos Freeport ou Face Oculta não fazem a primeira página (online) dos jornais portugueses, é certo e sabido que as grandes notícias se prendem com a vacinação contra o vírus da gripe A. E confesso que tenho assistido, um pouco incrédula, a todo o ruído à volta da nova vacina (depois do alarido exacerbado à volta do vírus, quando este, a pouco e pouco, se foi instalando no Verão passado, já só faltava mesmo o pânico da vacina!).

Estando eu fora da realidade portuguesa, não deixo de sentir, quando leio os jornais online, que a comunicação social portuguesa anda a alimentar um certo clima de "terror psicológico" em relação aos potenciais efeitos secundários da vacina, querendo, à força, demonstrar relações causa-efeito que são, no mínimo, apressadas e, muito provavelmente, exageradas. Não sei bem se este tipo de comportamento se estará a passar de igual forma na maioria dos outros países europeus mas, pelo menos, não parece ter o mesmo tipo de destaque online nos sites que acompanho (deve ser da veia dramática dos portugas!).

Por aqui, posso dizer que as autoridades de saúde americanas aprovaram 2 tipos de vacina, segundo o que li um destes dias – a que está a ser disponibilizada para a maioria da população é uma vacina “inalável”, feita com recurso ao vírus vivo (ainda que enfraquecido), por oposição à vacina “injectável”, feita com uma amostra do vírus já sem vida (que me parece ser a(s) aprovada(s) pela Europa).

Os vários centros de saúde que têm andado a administrar vacinas têm, por norma, filas intermináveis de pessoas que esperam, pacientemente, a sua vez. Os media, por estas bandas, debatem a escassez da vacina face às estimativas iniciais (é essa informação que interessa verdadeiramente às pessoas) - repare-se que os States estimam que metade da sua população venha a ser afectada pela gripe A (a estimativa feita pelas autoridades de saúde para Portugal é bem mais reduzida, felizmente)!

Confesso que houve alguma histeria inicial em relação à gripe A, no início do Verão passado (a minha empresa chegou a vender caixas de Tamiflu a quem estivesse interessado - pela módica quantia de $100 a caixa!), mas entretanto a postura das pessoas (e dos media) tem evoluído e tudo se tem tentado fazer para esclarecer as dúvidas e receios (mais do que legítimos) da população (exactamente o oposto do que me parece estar a acontecer em Portugal... mas talvez seja impressão de quem está de fora!).

Nem quero imaginar o alarido que a vacina com recurso ao vírus vivo não teria provocado na sociedade portuguesa!

PS - E sim, para que dúvidas não restem... a vacina da gripe A sempre esteve nos meus planos.

domingo, 15 de novembro de 2009

O que é nacional é bom?

Quando regressar (de vez) a Portugal, não vou certamente ter saudades do meu telemóvel americano nem do serviço "móvel" deste país.

As operadoras americanas são, em geral, de qualidade muito duvidosa - as chamadas estão sempre a cair e o sinal de rede é fraco e inconsistente, para além de cobrarem taxas e mais taxas por todas as razões e mais algumas.

Ultimamente, nunca tenho rede no meu telemóvel quando estou no escritório (e como eu, tantas outras pessoas que trabalham no mesmo edifício). E não, o escritório não fica no meio do nada, mas sim (bem) no meio do centro financeiro de Chicago.

Depois de semanas e semanas em que tinha de vir à rua para usar o telemóvel ou ouvir as mensagens deixadas no meu voicemail, o departamento de informática decidiu tomar conta da ocorrência (finalmente!) e a situação voltou ao normal. Sol de pouca dura, devo dizer - no final dessa semana já estávamos novamente sem rede. Só havia uma coisa a fazer, foi-me dito - o meu telemóvel tinha de ser "downgraded" de 3G para 2G.

Não que eu perceba alguma coisa de telemóveis e dos seus "G's", mas parece-me inadmissível que a tecnologia 3G (já) não funcione dentro do nosso edifício, no centro de Chicago! Onde já se viu estarmos impedidos de usar o 3G (seja lá isso o que for exactamente) na sua plenitude, apesar de termos telemóveis de última geração!

Não poderia haver pior cartão de visita para a operadora de telemóveis AT&T (não que as outras sejam melhores, infelizmente)! Será que a crise económica os tem feito cortar no alcance das antenas...?

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Crazy Weather

O melhor mês do Verão de 2009 foi Setembro.

Outubro foi um dos meses mais frios e chuvosos desde que há registos metereológicos e, oficialmente, só teve 2 (DOIS!) dias de sol.

Novembro está a ser um mês muito solarengo e com temperaturas acima da média (e bem acima das temperaturas verificadas durante o mês de Outubro).

Vá-se lá perceber este tempo...

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Curtas

A semana passada foi desastrosa para o Presidente Obama, a nível político.

A taxa de desemprego nos States superou os 10%.

Os republicanos conseguem bons resultados nas eleições (especiais) de Novembro, inclusive elegendo Governadores nos estados de Virginia e New Jersey.

O canal Fox News anda "deliciado" com o facto de Obama lhe ter declarado guerra aberta, e "malhou-lhe forte e feio" na noite das eleições, passando a ideia de que a "derrota" dos Democratas era uma resposta do povo americano à sua política (nunca cheguei a ver o antigo Jornal de 6f na TVI - já não é "do meu tempo" em Portugal - mas quando vejo alguns programas de opinião / notícias da Fox News, vem-me logo à cabeça o estilo Moura Guedes).

Isto, claro, já para nem falar do impasse com a reforma do sistema de saúde (que lá vai dando uns pequenos passos de vez em quando, recuando outros tantos pelo meio) e dos níveis de popularidade do Presidente estarem em queda livre, especialmente em relação às guerras do Iraque e do Afeganistão (que os americanos, cada vez mais, vêem como um 2º Vietname).

Blecaute

Não tivera eu tantos amigos brasileiros...

Ia ser só gozar com o apagão que o Brasil sofreu uma destas noites, afectando 18 Estados por mais de 5h (até a Madonna foi apanhada!) - e foi Chicago que ficou em último lugar na hora de escolher a candidatura aos Jogos Olímpicos! Injustiças da vida! :-)

Mas confesso que o mais hilariante ainda foi descobrir a "brasileirada" blecaute (irmã da palavra inglesa blackout)! Lindo! Vai passar a fazer parte do meu vocabulário!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Dia dos Veteranos de Guerra

Hoje é um daqueles semi-feriados nacionais, i.e., a maior parte das pessoas tem o dia de folga (o culto das forças armadas é imenso neste país!), mas a minha entidade patronal nunca celebra este feriado, por isso, não temos desculpa para não vir trabalhar (enquanto meia cidade fica a dormir até mais tarde).

Este ano, o feriado adquire um significado mais solene, depois do horrível massacre de Fort Hood há uns dias atrás.

Preocupante, também, é pensar que uma grande percentagem de sem-abrigos são veteranos de guerra que, por um motivo ou por outro, acabam (excluídos) a viver à margem da sociedade.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Muro de Berlim

O muro de Berlim (feito de peças gigantes de dominó) voltou a cair ontem, em celebração dos 20 anos da sua queda (real).

Ontem foi também o dia em que, completamente por acaso, comecei a ler "O espião que veio do frio", de John Le Carré, considerado um dos melhores livros de espionagem de sempre, e cujo primeiro capítulo se passa, nem mais nem menos, no famoso "checkpoint Charlie" em Berlim. Não poderia ter sido mais apropriado!

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Outono em Chicago - Parte II

Um magnífico fim-de-semana de sol e calor (as temperaturas chegaram a ultrapassar os 20 graus!).





quarta-feira, 4 de novembro de 2009

terça-feira, 3 de novembro de 2009

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Halloween

Por cá, o Halloween é MESMO levado a sério...

Na hora de escolher a "máscara", o que vale é ter o mínimo de roupa possível (por incrível que pareça, as vestimentas femininas abaixo têm imenso sucesso, ano após ano!).



E na hora de enfeitar o jardim, também "não se olha a gastos"... (havia centenas e centenas de casas enfeitadas pela cidade)



E abóboras, claro, também havia às centenas por todo o lado.