quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Semana Gastronómica

Jantares a 32$ e almoços a 22$, de 20 a 27 Fev, nos restaurantes que aderiram à iniciativa - inclui entrada, prato principal e sobremesa.

E eu, cheia de entusiasmo, dei largas à vontade de experimentar novos (e caros) restaurantes e organizei logo 3 ou 4 jantaradas para esta semana!

Depois li as entrelinhas... o preço não inclui bebidas, IVA ou gorjeta (sim, aqui é "obrigatória")... que se lixe, pensei, sempre sairá mais barato do que ir lá num dia normal!

Fomos ao primeiro jantar na passada 6f... saí de lá pouco impressionada com a comida (tive algum azar nas escolhas que fiz, confesso, tirando a parte do bolo de chocolate como sobremesa), e com menos 68$ na carteira...

Por isso, ontem já fui ao segundo jantar com menos expectativas - mas a comida era bastante boa e o preço bem mais razoável - e sempre tivémos oportunidade de experimentar um dos restaurantes mais conceituados da cidade (se bem que não vi ninguém famoso, infelizmente).

Munch


Edvard Munch em exposição no Art Institute em Chicago...
Foi onde passei parte da minha tarde de sábado.

PS - Nos últimos 2 meses, já fui umas 3 ou 4 vezes ao Art Institute, por um motivo ou por outro! E pensar que foi preciso mais de 1 ano a viver cá para ir lá pela primeira vez...

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Curtas

Se ignorarmos a crise económica, o tempo e a corrupção política em Chicago, 2 assuntos têm invadido o tempo (o que sobra, pelo menos) nos media:

Primeiro, a mãe dos 8 bebés prematuros...

Aliás, reformulando, a mãe de 14 crianças, todas elas com idades inferiores a 7 ou 8 anos, e cujos últimos 8, fruto de fertilização artificial, nasceram prematuramente há umas semanas e ainda se encontram no hospital (a foto dela grávida é de assustar qualquer mulher!) - desempregada e falida, neurótica, desequilibrada, depressiva, obcecada pela Angelina Jolie, a viver numa casa de 3 ou 4 assoalhadas, com berços e camas espalhados por todo o lado... Não podia estar a ser mais odiada pelos americanos pela atitude irresponsável de ter tido mais estas crianças e parece que a clínica de fertilização também está a ser investigada, sob suspeita de utilização de técnicas pouco éticas.

Depois, Michael Phelps...

Já não há pachorra para toda esta hipocrisia à volta dele! Teve o azar de ser foi fotografado a fumar marijuana, entre amigos, numa festa qualquer de faculdade... quer dizer, teve o azar de ser um ídolo americano, que revelou um comportamento não-exemplar, e ninguém lhe perdoou!

Mas o pior nem foi a censura pública... é que entretanto foi iniciada uma investigação ao caso e 8 pessoas (que estavam na mesma sala) foram entretanto presas por distribuição e incentivo ao uso de drogas, enquanto os investigadores tentavam arranjar evidências suficientes para o incriminar (isto só nos States!).

Finalmente lá decidiram desistir do caso quanto a ele (também o queriam prender, era?!) mas foi suspenso da natação competitiva durante uns meses e perdeu alguns patrocínios (isto não vos lembra o caso da Kate Moss...?).

Seguidores

Isto da partilha de informações - blogs, fotos - anda a dar a volta à cabeça às novas gerações.

Primeiro... não há semana em que eu não receba (pelo menos) um email para me registar no Facebook...

FYI - não, não estou no Facebook e sim, é possível!, ainda há pessoas que "se atrevem a ter uma existência dita normal" sem ter um perfil no Facebook e partilhar tudo e mais alguma coisa sobre a sua vida - apesar de sermos cada vez menos e cada mais assediados, confesso! (Irmãos por aí espalhados, acusem-se! Começo a sentir-me solitária nesta luta... às vezes sinto-me a freak que nunca recebe as fotos a tempo - "já as pus no Facebook, é só ires lá" - ou que não consegue abrir os links que me mandam porque agora é moda publicitar os eventos sociais através do site do Facebook - "desde quando não tens conta no Facebook??? Como é que eu ia adivinhar isso??? Mas quem é que não tem conta no Facebook??? Não tens amigos ou computador?")

Depois há a versão profissional da coisa - tipo Linkedin e afins - em que as pessoas assediam outras para se registarem e serem "da rede" de contactos, mas tudo é justificado porque, afinal de contas, é "profissional"!

Pelo meio, há todo um conjunto de terceiras-vias que nem sei bem o que são: desde o Bebo Service ao novo Live Messenger, do Badoo ao Tagged e a sei lá mais quantas coisas que invadem o meu email com frequência! E eu que, francamente, não podia estar menos interessada! (mas devo ser só eu...)

E agora há isto dos seguidores dos blogs... Hoje descobri, completamente por acaso, que algumas pessoas registaram-se como "seguidores" oficiais (e públicos) do meu blog... Nada contra, naturalmente... eu é que nem fazia a mínima ideia que o meu blog tinha isso!

Imagino que já venha por defeito quando se abre um blog... o blogspot deve achar que o objectivo de ter um blog é ter seguidores, o que não deixa de ser verdade, mas daí até permitir que as pessoas se inscrevam activamente enquanto tais, é que foi uma surpresa para mim!

Por isso, para os meus seguidores oficiais, que tiveram a coragem de se inscrever no meu blog apesar de isso nem estar visível, aqui fica este post! (sim, que eu já percebi que os outros bloguistas têm todos uma lista dos seguidores afixada no canto superior direito do blog, tendência que eu vou continuar a ignorar, se não se importam, apesar de ter ficado contente com a vossa iniciativa)

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Passeio de domingo

Mês de Fevereiro sem neve... que coisa mais estranha...




terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

MARIZA


A grande senhora do FADO moderno veio à Windy City para um espectáculo único (e especial) de dia de S. Valentim.

O concerto foi muito bom - a voz dela é inacreditavelmente potente (até arrepia!) e tem grande presença em palco. E eu, que nem conhecia nada dela, fiquei rendida... Eu e o resto da comunidade tuga, que se deslocou em peso, sem querer perder pitada do momento!
PS - Lá levei a minha bandeira de Portugal...

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Valentine

O dia de S. Valentim, por estas bandas, é celebrado com pompa e circunstância (ou não fosse este país o retrato exagerado do consumo).

Por isso, mal se circulava na rua no sábado, especialmente à noite - e arranjar mesa em qualquer restaurante em cima da hora estava completamente fora de questão, apesar de se viver em crise e Chicago ter sido votada a terceira cidade mais miserável dos States!

Ainda para mais, o casal Obama estava a passar o fim-de-semana "em casa" (ou seja, na zona sul de Chicago), o que complicou ainda mais o trânsito durante estes dias, com multidões à espera de ver a caravana passar.

E claro... até sábado à noite só se discutia qual seria o restaurante que iria ser escolhido pelo casal Barack para jantar...

Depois de sábado à noite... não é que o assunto tenha mudado muito... simplesmente agora já se sabe que foi o famoso Table 52, cujo dono foi chefe pessoal da Oprah durante uns 10 anos (parece que Obama e Michelle foram espontaneamente aplaudidos pelos clientes do restaurante assim que lá entraram).

Esculturas de gelo

No Grant Park, em Chicago, este fim-de-semana





quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Darwin vs. Licoln

Li hoje na imprensa portuguesa que Charles Darwin nasceu há 200 anos.

Imagino que o facto pudesse ter alguma relevância em terras americanas, mas nunca neste dia...

É que no dia de hoje, precisamente há 200 anos, nasceu também - do outro lado do Oceano Atlântico - Abraham Lincoln, que viria a ser o 16º Presidente...

... Considerado por muitos o mais odiado Presidente da história dos Estados Unidos mas, curiosamente, a figura por quem todos os políticos americanos andam obcecados nos dias que correm!

Casal Barack

Mr. e Mrs. Obama Barack decidiram vir passar o fim-de-semana a Chicago e o south side da cidade (onde a casa deles está situada, não muito longe da zona "oficialmente perigosa") está em alvoroço, segundo li esta manhã, entre polícia e serviços secretos, para guarantir a segurança de todos.

É, aliás, a primeira vez (nestes tempos modernos) que um Presidente em exercício permanecerá em Chicago mais do que algumas horas, pelo que está tudo em alerta absoluto.

Pelo meio, fazem-se apostas onde o casal Barack irá jantar no sábado, a propósito da celebração do dia dos namorados (que eles, pelos vistos, levam muito a sério).

Mas o mais absurdo que ouvi esta semana a propósito do casal Barack ainda foi o facto de estarem a servir de modelo a "sessões" (matrimoniais e afins) - é que, pelos vistos, são considerados o modelo perfeito e há já "aulas" que dissecam o casamento deles para "ajudar" os comuns mortais! Acham isto normal???

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Uma tarde passada à beira do lago Michigan





Primavera Antecipada

Não que hoje seja o melhor dia para vos falar de bom tempo - chove desde manhã, um dia bem cinzentão e ventoso, daqueles que apetece passar trancada em casa (se bem que não está frio, para padrões de Chicago).

Mas, se calhar por isso mesmo, decidi que não passava de hoje...

É que tenho andado para vos contar o quão pouco normal tem sido este mês de Fevereiro... Sempre radioso, solarengo, com temperaturas ridiculamente altas - no sábado chegou aos 16º (positivos, sim, já andamos com temperaturas quase sempre acima do zero, seja noite ou dia); ontem também esteve um dia primaveril em que até sem casaco se estava bem na rua!

O pior ainda é o ar condicionado no escritório - é que em casa eu já o tenho desligado a maior parte do tempo (imaginem o absurdo de se dizer isto em Fevereiro nesta cidade!), mas o do escritório está automaticamente preparado para temperaturas exteriores quase insuportáveis como aquelas que costumam fazer por aqui por esta altura, e então é um autêntico forno, o que torna ainda mais difícil a concentração no trabalho!

Mas pronto, com um tempo destes não se pode reclamar muito... :-)

PS - Pior mesmo foi a neve ter começado a derreter toda... estava tudo alagado, nas ruas!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Grammys

Artistas e pseudo-artistas vestiram-se a preceito este domingo para a entrega dos Grammys.

Houve um pouco de tudo...

... O regresso "oficial" da Jennifer Hudson (a semana passada já a tínhamos ouvido cantar o hino nacional durante a Superbowl), que não só ganhou 1 Grammy como actuou ao vivo na própria cerimónia (e, no final, agradeceu muito emocionada à plateia);

... A artista M.I.A (confesso que não faço a mínima ideia de quem seja esta tipa, mesmo depois de a ter "googlado") gravidíssima, que não só esteve presente na cerimónia como também actuou - quando digo gravidíssima, quero dizer que o dia da cerimónia era MESMO o dia em que estava previsto o nascimento da sua criança (pelos vistos, não aconteceu...), pelo que até ao último momento ninguém sabia bem se ela estaria nos Grammys ou no hospital;

... A grande controvérsia Chris Brown vs. Rihanna, os namorados-sensação do último ano - primeiro cancelaram os 2, misteriosamente, a comparência e actuação na noite dos Grammys (lá foi o "bombeiro" Justin Timberlake encher o vazio); depois começaram rumores de uma zanga entre os 2, no meio da rua, na noite anterior; agora Chris Brown já enfrenta acusações de agressão (aos 19 anos!) - foi entretanto ouvido pela polícia e pagou uma nota preta para sair em liberdade e parece que ela tem marcas de violência bem visíveis na cara e braços - aguardam-se novos desenvolvimentos desta novela.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Holy Name


Uma destas madrugadas a Holy Name Cathedral pegou fogo.

O alerta foi dado cedo, as pessoas foram evacuadas do centro paroquial a tempo, e os bombeiros tomaram conta da ocorrência.

Os estragos parecem não ter sido muito grandes, excepto na zona do telhado -a mesma zona que tem andado em obras há largos meses e que tem sido a razão pela qual a catedral tem estado fechada ao público (parece que agora se voltou à estaca zero...).

A rua foi interditada, os autocarros desviados; carros da polícia, bombeiros, ambulâncias nas imediações eram mais de 20.

Por isso, quando saí de casa nessa manhã, mal me conseguia movimentar na zona – é que a Holy Name Cathedral está a 2 passos da minha casa, literalmente do outro lado da estrada!
(PS - o fogo já estava extinto às 9h da manhã)

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Superbowl

Highlights da Superbowl 2009:

- Fui convidada para uma "Superbowl party" tipicamente americana - rapazes de porte atlético e camisolas de futebol, raparigas louras por todo o lado com pinta de terem sido cheerleaders na faculdade, muita bebida e comida e televisões com fartura, espalhadas pela casa;

- O regresso da Jennifer Hudson após a morte trágica de parte da sua família, brutalmente assassinada dentro de casa, aqui mesmo em Chicago - até me arrepiou ouvi-la cantar, de tão potente é a sua voz (parece que pode ter sido playback, porque a organização do evento costuma aconselhar a que assim seja, para evitar imprevistos, mas ainda assim é impressionante o domínio vocal da Miss Hudson!);

- Foi o jogo mais visto de sempre (não que estes números me impressionem muito; o mais provável é que cada ano supere o anterior e, de facto, o último mais visto antes deste foi o do ano passado, o que só prova a minha teoria);

- Bruce Springsteen (the man!) abrilhantou o intervalo - já se nota a idade, coitado... mas ainda está aí para as curvas!;

- O jogo até foi emocionante e, até aos últimos momentos, não se sabia bem qual das equipas ia, efectivamente, ganhar - a equipa dos Cardinals, do Arizona, acabou por ser derrotada pelos Pittsburgh Steelers, numa reviravolta de cortar a respiração.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Laser Show

Tendo crescido ao som de Pink Floyd (ouvi mais música do que "cresci", verdade seja dita), não podia perder o espectáculo de lasers que este fim-de-semana esteve na House of Blues - exactamente por ser ao som de músicas dos Pink Floyd (confesso que nem sabia muito bem o que ia sair dali, quando comprei os bilhetes)!

Por isso, cheguei lá, pus os óculos especiais que nos deram (tipo óculos para cinema 3-D) e durante 2h assisti a um espectáculo bem psicadélico (ao som de Pink Floyd, naturalmente).

O show em si até é engraçado e valeu a pena (para quem gosta da banda), mas fiquei com aquela sensação de ser apenas preciso uma pessoa e um computador para montar tudo aquilo (e de alguém andar a fazer dinheiro a rodos com isso)!

Até os desenhos psicadélicos no ecrã... o seu efeito é exponencialmente aumentado pelo uso dos tais óculos - tirando os óculos... já não há, por ex., 4 ou 5 esferas de cores diferentes a girar ao mesmo tempo, mas apenas uma...

Enfim, confesso que soube a pouco, mas foi o que mais perto de um concerto deles se conseguiu arranjar.