quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Rod Blagojevich

O Governador do (nosso) Estado de Illinois (de nome quase impronunciável, como podem ver pelo título) foi hoje, conforme esperado, destituído do cargo sob fortes alegações de corrupção e abuso de poder (entre outras, a de tentar lucrar com o direito a nomear o substituto de Barak Obama no Senado).

Não contentes com a destituição "forçada", os Senadores de Illinois votaram, ainda, unanimamente no sentido de Blago (como é "carinhosamente" chamado, ou Rod B.) não poder voltar a candidatar-se a um cargo público no Estado de Illinois.

Acaba, assim, de forma inglória, o percurso de mais um político de Illinois (Estado infelizmente conhecido pela sua teia instituída de corrupção). Valha-nos o Obama, para mudar esta imagem!

Jogos de domingo

As noites de domingo têm sido, ultimamente, dedicadas a jogos...

Primeiro foi o bingo... já lá fomos 2 vezes (já ganhei 3 garrafas de vinho!) e tem tudo para se tornar uma sólida tradição de noites domingueiras de Inverno...

Um destes dias foi o Pictionnary, numa "casa portuguesa"... com portugueses, brasileiros e americanos. Entre palavras que nenhum dos estrangeiros conhecia, até palavras cujo significado era diferente do que imaginávamos... foi o caos (e divertimento garantido)!

Este domingo... SUPERBOWL! Pois é, já estamos novamente naquele período do ano em que a nação americana vai parar para assistir à final do campeonato de futebol americano e a festa promete ser rija!

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Gossip

O casal Obama dirigiu-se à White House ao fim do dia (longo!) da tomada de posse e, meio perdidos dentro do edifício, lá tiveram de perguntar aos empregados para que lado eram os aposentos privados...

Enquanto os pais dançavam (ou melhor, iam de um lado para o outro entre os 10 bailes a que compareceram), as pequenas Malia e Sasha divertiam-se numa caça ao tesouro dentro da Casa Branca organizada pelos próprios empregados (parece que o "tesouro" era encontrar os Jonas Brothers num dos aposentos).

PS - Para quem não sabe, os Jonas Brothers são uma banda de teenagers (particularmente religiosos) que faz um sucesso louco nos States.

Estão à venda no mercado americano umas bonecas com os nomes das filhas do casal Obama - grande problemática pela publicidade gratuita de se estarem a associar ao momento mas, também, por as terem retratado já com corpo de adolescentes.

O Presidente Obama fez questão de manter o seu blackberry (confesso que nunca tinha pensado no facto de ele não poder ter email ou mesmo acesso a telemóvel normal), o qual vai, no entanto, ter um acesso bastante limitado e terá de incorporar um software especialíssimo para não poder, de forma alguma, ser localizado.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Crise

Mais de 72.ooo pessoas foram despedidas por empresas americanas... durante o dia de ONTEM!

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Inverno

Quando um destes dias tivémos temperaturas malucas, o rio congelou e o lago também teve uma larga extensão de gelo.

Uns dias depois, quando já se conseguia sair à rua, tirei estas fotos (nem imaginam o frio que passei para as tirar!):




quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Já se sabe...

Que o Natal é quando um homem quiser...

Mas o que talvez ainda não saibam... é que os neo-zelandeses levaram isso à letra e aprovaram recentemente por referendo nacional a mudança do Natal de Dezembro para Fevereiro...

E não, a coisa não acaba aqui...

Quando eu perguntei à minha amiga neo-zelandesa a razão de ser de tal ideia original (confesso que estava a ter alguma dificuldade em encontrar um motivo válido), ela simplesmente disse que era (obviamente!) para poder coincidir com o pico do Verão (já que têm direito a férias... ao menos que seja numa altura em que dê para ir para a praia!).

E mais... A Igreja foi consultada e concordou!

PS - Isto só mesmo do outro lado do mundo, onde as pessoas têm uma atitude totalmente relaxada perante a vida!

PS1 - A minha amiga voltou de lá chocada, depois do Natal, porque não só o número de ovelhas sempre foi superior ao de pessoas, como agora até as vacas na NZ já são mais do que os neo-zelandeses que lá vivem! :-)

INAUGURATION

Meio mundo a assistir, em directo e a cores, ao evento do século, e nós enfiados no escritório a trabalhar - que raio de ideia destes tipos, de marcar a tomada de posse para uma 3ªf!

Portanto... Não, não fui a Washington assistir à inauguration (já que não dava para, de facto, assistir à tomada de posse, não valia a pena ir) e, ainda por cima, foi um dia normal de trabalho para mim e para milhões de americanos.

Como tal, estive enfiada numa sala de reuniões praticamente toda a manhã – quando finalmente saí da reunião, meio escritório tinha parado por momentos à frente da tv a ouvir o discurso da tomada de posse (lá tive direito aos últimos 5 minutos...).

Por isso, não assisti a praticamente nada ao vivo (excepto às danças nos últimos bailes, já bem pela noite dentro) mas não perdi a oportunidade de ir a uma inauguration party ao fim do dia – nem foi bem uma festa, verdade seja dita - foi mais um convívio de gente estrangeira a viver nos States (e acabámos por quase nem falar da inauguration propriamente dita, mas conheci, entre outros, uma australiana filha de pais portugueses, de Aveiro!). Ah, e havia bebidas alusivas ao nome Obama...

24h depois, já assisti vezes sem conta a todos os momentos-chave do dia, desde o juramento gaguejante (que teve de ser repetido no dia seguinte!) às danças nos 10 (!) bailes a que o casal Obama foi na 3f à noite!

PS - Isso do juramento até foi interessante... ainda para mais parece que nem era necessário, porque está instituído na Constituição que ao meio-dia o Presidente toma posse, com ou sem juramento...

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Comida Paquistanesa

Na sequência de um convite da Rita, lá fui experimentar um restaurante paquistanês num dos bairros-quase-subúrbio da cidade de Chicago.

A comida era boa - não sendo exactamente como a cozinha indiana, tem parecenças várias, principalmente a nível dos condimentos usados (e é igualmente picante).

Experimentámos vários pratos típicos - como tínhamos ido com vários paquistaneses, fomos experimentando um pouco de tudo o que nos puseram à frente. Só os miolos (de vaca, acho) é que não nos seduziram... talvez para a próxima, quem sabe.

PS - Difícil mesmo foi tentar comer com as mãos (com a ajuda de bocados de pão). Ainda não foi desta que abdiquei dos talheres...

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Fica para a posteridade...

O momento em que o termómetro aqui ao lado regista 27º negativos...!
(temperatura ambiente, a qual não contabiliza o efeito do vento polar que se faz sentir)

Esta manhã trouxe 3 casacos! Fiquei 3 minutos à espera do autocarro e toda eu ia congelando! A única parte do corpo que estava a descoberto eram os olhos, e começaram logo a arder (tive de pôr os óculos de sol para, de alguma maneira, os proteger).

No meio disto tudo, está um lindíssimo dia de sol lá fora...

BINGO

Quem acha que bingo é passatempo de terceira idade... está muito enganado!

Um bar/restaurante/enoteca de um dos bairros mais chiques de Chicago decidiu organizar sessões de bingo ao domingo à noite e eu, que nunca tinha jogado bingo, lá arrastei uns amigos no domingo passado. O bar estava cheio de gente jovem e durante 2h divertimo-nos à grande!

Para não quebrar a tradição... Lá beneficiei da famosa sorte de principiante e fui a 1ª a fazer bingo! E a ganhar uma garrafa de vinho, portanto!

A partir daí, tomei o gosto à coisa e ainda tive tempo para ganhar uma 2ª garrafa! Foi claramente uma noite em grande, para a pequena adega lá de casa.

No meio de tudo isto... Um dos meus amigos também ganhou uma garrafa de vinho e, surpreendentemente, era vinho verde, do Minho! O mundo é pequeno, hein?! :-)

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Tomada de Posse

Apesar do frio que se fará sentir em Washington na próx 3f, com temperaturas ligeiramente negativas (se eles viessem para Chicago é que iriam ver o que é frio a sério), esperam-se milhares e milhares de pessoas na tomada de posse de Obama.

Vai ser um misto de política e religião (ainda hoje ouvi dizer que todos os dias Obama anuncia mais um novo elemento da sua equipa e nomeia mais alguém para fazer umas leituras religiosas na cerimónia - estou curiosa para ver como é que isto vai funcionar), e de história - Obama chegará a Washington numa carruagem vinda de Filadélfia (a recriar o percurso de Abraham Lincoln no dia da sua tomada de posse), fez questão de usar a mesma Bíblia que Lincoln (hoje em dia, raridade de museu) para o juramento...

A logística do acontecimento deve ser complicadíssima - ontem ouvi falar em cortes de autoestradas para servir de estacionamento às centenas de aviões privados (uns 500, segundo percebi) que são esperados nesse dia, entre celebridades e milionários não tão célebres.

O espectáculo também vai ser em grande - todos os nomes do momento (desde Bono, Beyonce, Shakira, John Legend...) vão estar concentrados num concerto de 2h na área verde que se estende da Casa Branca até ao memorial de Lincoln.

E claro, também vai haver o baile oficial, na Casa Branca.

Por falar em Casa Branca... grande frenesim motivado pela situação caricata da família Obama - que entretanto está em Washington desde o início do mês por causa da escola das pequenas Sasha e Malia - estar actualmente hospedada num hotel (e não na "casa de hóspedes da White House") porque a mesma coincidiu estar reservada até ao próximo fds (a família Bush não estava à espera que a família Obama se mudasse tão cedo para Washington) - parece que está destinada a um qualquer político australiano que veio aos States receber uma homenagem.

NB: A noite na suite presidencial naquele hotel custa 5000 dólares...

Curtas...

A família Barack continua a sua tarefa de escolher um novo companheiro canino e parece que o cão-de-água português está bem colocado na corrida (para já, faz parte da lista das 2 raças finalistas).

O canalizador Joe que tanto deu que falar durante a campanha presidencial decidiu armar-se em repórter de guerra e partiu um destes dias para Israel para fazer a cobertura da ofensiva israelita na Faixa de Gaza.

Falta menos de 1 semana para a tomada de posse do Obama e o (ainda) Presidente Bush tem feito de tudo para aparecer todos os dias na tv (enquanto alguém lhe dá cavaco...).

A Sarah Palin já é avó! (quando regressei a Chicago depois do Natal, estava em todas as capas de revistas)

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

FRIO...brrr...



Já se sabe que por cá faz frio no Inverno, mas este ano promete ficar na memória de todos...

Primeiro que tudo, tem nevado quase o dobro do que nevou o ano passado (e o ano passado foi o que nevou mais dos últimos 20 anos).

Ainda por cima, a tendência (ainda) não é para melhorar, porque ontem foi oficialmente o dia em que, tipicamente, começa a contagem decrescente para (ainda) 60% da queda de neve até ao fim do Inverno...

E esta semana, então, nem se fala... Começou logo com um brutal nevão na 6f à noite, que se prolongou pelo dia de sábado fora... Hoje neva novamente (a neve já nem chega a ter tempo de derreter).

Além disso, estamos agora a ser assolados com o vento polar que vem do Alaska (onde as temperaturas chegaram, pelos menos, aos 50º negativos celsius). Por isso, para além de já ser normal nevar dia sim, dia não, agora a temperatura também tem vindo a descer abruptamente nos últimos 2 dias, à medida que o ar frio se instala.

E até ao fim da semana esperam-se os dias mais frios dos últimos anos, em que as temperaturas (por vezes de dia e de noite) vão ser abaixo dos 0º fahreinheit, i.e., temperaturas mínimas à volta dos 40º negativos (celsius), contando já com o efeito do vento e máximas nunca acima dos 16º negativos (celsius).

Custa a respirar, quando se está na rua – parece que o ar congela nos pulmões! Estar por breves instantes ao ar livre provoca dores de cabeça. Mãos, boca, nariz, orelhas – tudo tem de estar coberto. Até ter os olhos a descoberto custa... Semana complicada...

PS – Alguém me quer vir visitar? Tenho o sofá vazio, lá em casa... :-)

Saudades...

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Política Chicaguense

A história do governador de Illinois (que foi acusado de tentar "leiloar" o lugar de senador deixado vago por Obama) continua ao rubro.

Contrariando todas as expectativas, o governador recusa demitir-se e continua a tomar as decisões normais inerentes ao cargo - inclusive, decidiu entretanto nomear o sucessor de Obama, apesar de continuar a ser investigado criminalmente por esse mesmo processo!

O nomeado foi, entretanto, rejeitado pelo Senado e pelos seus "pares" numa primeira análise, mas parece que se começa a caminhar no sentido da sua nomeação até ser aceite, principalmente para não criar mais ondas...

Não deixa de ser irónico que, no fim de todo este imbróglio, o sucessor de Obama acabe mesmo por ser nomeado pela mesma pessoa que todos tentam desesperadamente afastar do cargo para que o processo de nomeação não seja obscurecido pela suspeita de corrupção!

Médio Oriente

O ano começou intenso, no Médio Oriente.

Os repórteres de guerra fazem o que podem para ter os exclusivos das imagens, das histórias, das lágrimas e das mortes.

A semana passada estava eu a ver um dos meus programas preferidos da CNN, Anderson Cooper 360º, nesse dia a emitir directamente de Israel, e lá estavam os jornalistas da CNN muito indignados com o facto dos israelitas não lhes permitirem atravessar a fronteira e fazer a cobertura da guerra mais "em cima" do acontecimento.

Mas queriam o quê? Meter o nariz onde a bomba vai cair, preferenciamente até ligeiramente antes, para terem o exclusivo do impacto? Não percebo este conceito de cobertura sensacionalista da guerra... e depois admiram-se que todos os anos haja mais e mais jornalistas a morrerem em cenários de guerra...

domingo, 11 de janeiro de 2009

Golpe de publicidade?

A indústria pornográfica decidiu juntar-se à lista de empresas / sectores de actividade que pedem ajuda monetária ao governo americano.

Não que estejam na iminência da bancarrota, vão dizendo, mas as receitas pornográficas têm vindo a descer... culpa dos tempos que se vivem, já se sabe... parece que os americanos estão demasiado deprimidos para pensar em sexo.

Cultura

No fim-de-semana em que a neve caiu em força (e as ruas, uma vez mais, estavam quase intransitáveis), decidi dedicar o meu tempo livre a actualizar-me em relação ao teatro e ao cinema.

Por isso, na 6f à noite fui ver o musical Wicked, ao estilo Broadway mas originário da cidade de Chicago, e gostei muito. Wicked é baseado na história do Feiticeiro de Oz (filme que, aliás, nunca vi) e tem uns cenários absolutamente fantásticos.

Tem estado em cena em Chicago há vários anos e aproxima-se agora do fim da temporada, pelo que a corrida aos bilhetes tem sido ainda mais acentuada do que o normal. Numa noite de neve, foi mesmo o programa ideal...

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Viagens (cont.)

Passar pelo controlo dos passaportes quando se entra nos States teria tudo para ser um filme cómico, se não fosse mau demais para ser verdade... são sempre os mais antipáticos e obtusos funcionários jamais vistos, que fazem sempre as mesmas perguntas ridículas - "o que vem fazer aos States?", quando estão a olhar para o meu visto de trabalho; "o que faz na vida e para quem trabalha?", quando o meu visto (à frente deles!) tem os dados da entidade empregadora; "é a 1ª vez que vem aos States?", quando o meu passaporte está cheio de carimbos deles...

PS - uma vez armei-me em engraçadinha e fiz um comentário ao facto das máquinas de impressões digitais terem mudado (parece que eles, não contentes com pedirem as impressões digitais dos indicadores e polegares, agora decidiram pedir os dedos todos...) - fui imediatamente trucidada pela audácia e estive em sério risco de ser arrastada dali para fora pela segurança!

Quem viaja para os States vindo da Europa, por ex, e faz entretanto escala noutra cidade americana (normalmente, NY), também tem de levantar a sua bagagem (que, aliás, já vem teoricamente "despachada" até ao destino final) assim que chega ao aeroporto de NY (e depois de passar pelo controlo dos passaportes), andar 1 minuto com ela (sem fazer literalmente mais nada do que passar num balcão onde está um puto a recolher os papéis azuis da alfândega e que não quer saber das malas para nada!) e voltar a metê-la noutra passadeira rolante! Isto cabe na cabeça de alguém???

Por último... a minha mala foi novamente inspeccionada pela alfândegas americanas (eles deixam sempre um simpático papel dentro da mala a explicar que estão no direito de o fazer e que qualquer dano resultante da actuação legal deles é... um mero dano colateral).

Viagens...

Viajar sempre foi das minhas actividades preferidas, mas confesso que passar 14h enfiada em aviões ou aeroportos para chegar a Chicago deixou de ter o glamour inicial... quando é que será que inventam o tele-transporte ?! (preferencialmente sem ar condicionado, para me pouparem estes ataques de alergia)

Além disso, há coisas que não percebo...

- Quando fui daqui no Natal, de regresso a casa, a garrafa de água que comprei antes de embarcar no avião em Chicago já não foi aceite no avião de Londres (entenda-se que entre uma coisa e outra existem meia dúzia de corredores, de trânsito de passageiros, onde não se tem acesso a nada da parte exterior do aeroporto...);

- Anunciarem que o meu avião em Lisboa está em Last Call (Última Chamada, portanto... não quero ser acusada de agora só usar estrangeirismos eheh) e fazerem-me encurtar as compras no duty-free e ter de desatar a correr pelo aeroporto fora, quando afinal o objectivo é apenas o de encafuar (não me responsabilizo se isto não se escrever assim, aviso já) os passageiros da TAP numa sala minúscula (para o n.º de passageiros em causa), onde metade do pessoal tem de esperar de pé (e ainda tivémos de esperar um tempo considerável até começar o embarque, o que, só por si, demora séculos nestes aviões do tamanho do mundo);

- Existirem diferenças de tratamento na questão da segurança consoante seja a TAP ou a Continental - é tudo relax, com a TAP! Nada de perguntas embaraçosas sobre o que se leva na bagagem e quem a preparou, nada de tirar os sapatos ou o casaco, nada de controlos adicionais de segurança... quer dizer, até existe, mas é para inglês ver... o 2º balcão de raios-x, convenientemente montado à porta da tal sala de espera, não está a funcionar, e temos apenas um funcionário do aeroporto a decidir, no seu pleno livre arbítrio, quem passa sem mais demoras ou quem tem de abrir meio fecho da mala e fingir que mostra o seu conteúdo;

- O aeroporto de Lisboa é o único que conheço em que se continua a ir e vir de autocarro para o avião... já não se usa (quer dizer, na Rep. Dominicana andava-se a pé, é um facto...)!

Sinal dos tempos...

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

De volta...

Escapei ao surto de gripe (até ver!) mas o ar condicionado dos aviões na viagem de regresso foi a machadada final na minha alergia, por isso começo o ano a combater uma crise alérgica, de nariz ranhoso, tosse cavernosa e naquele estado meio febril (mas sem febre "real", ao menos isso). Nada a que eu não esteja já (por demais) habituada...